sexta-feira, 21 de junho de 2024

Por que Não Mexe Com Alguém do Seu Tamanho?

Arnautović fez de tudo em campo: ajudou a marcar,
brigou, fez gol e deu até corta-luz (imagem
extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Muitos times costumam utilizar o tamanho de seus jogadores como arma em campo, seja para dividir bolas, seja para disputas aéreas. A estratégia, porém, raramente funciona contra um adversário que também conte com atletas fortes e/ou grandões. E se o rival ainda tiver melhores recursos técnicos, pior ainda. Foi o que aconteceu com os gigantes poloneses que foram surpreendidos pelos grandalhões austríacos.

Michał Probierz escalou sua equipe em 3-5-2 com a estratégia de ganhar as divididas na imposição física e buscar contra-golpes pelas pontas. Ralf Ragnick, por sua vez, foi de 4-1-4-1 variando para 3-4-3 com Grillitsch ou Mwene voltando para compor a zaga.

Os Burschen foram para cima dos Biało-Czerwoni com linhas altas e muitas tabelas próximas ao gol de Szczęsny. Como os poloneses não conseguiam levar vantagem nas divididas, permaneceram boa parte do primeiro tempo encurralados. A Áustria utilizou, ainda, Arnautović para incomodar a defesa rival e tentar abrir espaços. As poucas respostas da Polônia se deram pelas pontas com Frankowski e Zalewski pelas pontas tentando acionar Piątek e Buska.

Os austríacos abriram o contador com cabeceio de Trauner em cobrança de escanteio mas os Biało-Czerwoni logo responderam também em cobrança de escanteio após um bate e rebate na área de Pentz com o oportunismo de Piątek.



Áustria, em 4-1-4-1/3-4-3, adianta as linhas e usa  Arnautović
para abrir espaços na defesa polonesa. Polônia, em 3-4-3,
responde pelas pontas tentando acionar seus dois atacantes
(imagem obtida via this11.com). 



Michał Probierz coloca Lewandowski em campo apesar do centroavante não estar em sua melhor forma física. Ralf Ragnick, por sua vez, é obrigado a trocar Trauner por Danso após lesão de seu zagueiro titular logo no início da segunda etapa.

A Polônia se empolga com a presença de seu craque e adianta as linhas além de fazer os laterais voltarem mais para bloquear os cruzamentos austríacos. A estratégia, porém, deixou a defesa mais exposta e a Áustria se aproveitou disto.

Baumgartner, após cruzamento na área, desempata para os Burschen -o lance ainda teve um corta-luz de Arnautović que enganou a zaga polonesa. Quase no final da partida, Szczęsny derruba Sabitzer na área e o camisa 7 dá números finais à partida.

Áustria conquista três pontos importantíssimos e terá confronto direto com a Holanda pela vaga nas oitavas. Polônia, por sua vez, praticamente deu adeus à Euro 2024 visto que precisa vencer a França, adversário bem menos acessível, e terá de torcer por uma combinação de resultados para avançar.

Os Biało-Czerwoni bem que tentaram vencer os Burschen na imposição física mas não contavam que os rivais também tivessem jogadores fortões, o que inutilizou a estratégia de Michał Probierz. Da próxima vez, é melhor pensar em algum "plano B". Um bom exemplo é a Dinamarca que também possui atletas grandalhões mas também sabe jogar com a bola no chão.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário