quarta-feira, 19 de junho de 2024

Euro 2024: Balanço da 1ª Rodada da Fase de Grupos

Fabián Ruiz foi eleito pelo autor como craque da 1ª rodada da
Euro 2024 (imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Encerrou-se ontem a primeira rodada da fase de grupos da Eurocopa 2024. Tivemos, de modo geral, jogos de bom nível técnico e muitos gols. A maioria dos azarões ainda demonstrou que tem futebol para competir. Muito provavelmente a possibilidade dos melhores terceiros colocados avançarem às oitavas motivou os times a se dedicarem ainda mais em campo.

Um detalhe curioso foi que nenhum jogador anotou mais de um gol em uma mesma partida e, por ora, não temos nenhum artilheiro isolado na competição. O número de expulsões foi baixo -apenas o zagueiro Ryan Porteous (Escócia) levou cartão vermelho na rodada. E, por fim, vimos os meias-armadores voltarem a fazer a diferença em campo, lembrando que muitos dos times vêm preferindo prescindir desse tipo de atleta para priorizarem jogadas pelos lados.

Faremos um pequeno balanço da primeira rodada da fase de grupos e indicaremos os destaques -positivos e negativos- na opinião do autor. Confiram!



Melhor Partida- Espanha 3x0 Croácia: a Espanha, enfim, se libertou do Tiki-Taka e se reinventou em campo, sem abrir mão da ofensividade e do futebol bonito. O fato da adversária ser a forte Croácia tornou a vitória ainda maior.

Pior Partida- Sérvia 0x1 Inglaterra: observamos uma Inglaterra burocrática diante de uma Sérvia que demorou a entrar em campo.

Melhor Time- Espanha: vide parágrafo acima.

Pior Time- Escócia: totalmente inoperante. 5x1 diante da Alemanha ficou barato para os Tartans.



Seleção da Rodada: escalada em 4-4-2 losango



Imagem obtida via this11.com



Goleiro- Unai Simón (Espanha): não foi vazado, realizou boas intervenções e ainda pegou pênalti.

Lateral-Direito- Dani Carvajal (Espanha): deu conta de Kramarić e ainda deixou o dele.

Zagueiro- Denis Vavro (Eslováquia): realizou grandes interceptações, incluindo uma de dentro do gol.

Zagueiro- Radu Drăgușin (Romênia): ganhou praticamente todas as divididas, principalmente pelo alto.

Lateral-Esquerdo- Erik Janža (Eslovênia): não conseguiu parar Wind no tento da Dinamarca mas compensou fazendo o gol de empate.

Volante- Stanislav Lobotka (Eslováquia): atrapalhou De Bruyne e ainda apoiou o ataque.

2º Volante/Meia Central- Fabián Ruiz (Espanha): um gol, uma assistência e ainda ajudou a anular Modrić.

2º Volante/Meia Central- Granit Xhaka (Suíça): parecia estar em todos os lugares do campo ao mesmo tempo. Ajudou na armação e na recomposição.

Meia- Nicolae Stanciu (Romênia): um gol, muita raça e maestria em campo.

Atacante- Kylian Mbappé (França): fez um gol (creditado como contra por desvio em Wöber) e infernizou a defesa da Áustria por ambos os lados.

Atacante- Jamal Musiala (Alemanha): participou dos dois primeiros gols, demonstrou muita versatilidade em campo e entendeu-se bem com os companheiros de ataque (Wirtz e Havertz).

Treinador- Luis de la Fuente (Espanha): renovou com sucesso o elenco e o estilo de jogo da Espanha. E seu time ainda teve uma vitória convincente diante de um adversário forte.


Craque da Rodada- Fabián Ruiz (Espanha): o fato do volante ter se destacado diante de um rival forte contribuiu para a escolha.


Flop da Rodada- Ryan Porteous (Escócia): não pegou nem gripe contra a Alemanha e ainda foi expulso ao chutar a panturrilha de Gündoğan. Conseguiu piorar a situação de seu time deixando os Tartan com dez em campo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário