domingo, 23 de junho de 2024

Foi na Força

Füllkrug (com a camisa 9) salvou a Alemanha da
derrota (imagem extraída de twitter.com/EURO2024).



Parecia que Joachim Löw ou Hansi Flick tinham voltado ao comando da Alemanha: observamos uma Nationalelf muito leve e elegante mas se muita objetividade e preocupada em demasia com a posse da bola. Menos mal para os donos da casa que o treinador Julian Nagelsmann entendeu o contexto do jogo no segundo tempo (apesar de ter sido mais uma medida de desespero do que algo pensado) e colocou jogadores grandes (Füllkrug e Beier) para melhorar o último passe.

Murat Yakin escalou a Suíça em 3-4-3 variando para 5-4-1 com o óbvio intuito de se defender e jogar nos contra-ataques. Nagelsmann, por sua vez, repetiu o 4-2-3-1 variando para 3-4-3 utilizado nas duas partidas anteriores.

A Mannschaft tomou a iniciativa com seus jogadores mais ofensivos se movimentando bastante e fazendo a bola circular mas as linhas compactas da Suíça dificultaram as finalizações. Não obstante, os atletas alemães pecaram na objetividade e quase sempre preferiam o passe mesmo quando havia espaço à frente. A Nati, inicialmente se limitou a contra-atacar pelos lados.

A Alemanha consegue abrir o placar com Andrich pegando o rebote mas Musiala é flagrado pelo VAR cometendo uma falta durante o lance. A Suíça, então, encontra o caminho das pedras pelo lado direito da defesa alemã e Ndoye abre o placar justamente por lá.



Alemanha, em 3-4-3, movimenta seus atletas ofensivos e faz a
bola circular, mas peca na tomada de decisões. Suíça, em 5-4-1,
dificulta as finalizações alemãs com linhas baixas e responde
com Ndoye pela esquerda (imagem obtida via this11.com).



A Nati, percebendo o abatimento da Mannschaft, adianta suas linhas para impedir a Alemanha de jogar com a defesa e aposta nas bolas roubadas no próprio campo de ataque. A Nationalelf, trancada, se vê obrigada a tentar lançamentos sem sucesso para Havertz.

Nagelsman, muito tardiamente, resolve apostar no tamanho de Beier e o atacante ajuda a criar mais oportunidades para os donos da casa. Uma delas, porém, o VAR errou após Rodríguez agarrar o camisa 14 dentro da área de Sommer -pênalti claro.

A Alemanha ainda leva um susto em mais um gol suíço pela esquerda de Vargas, mas o VAR detectou impedimento do atacante. Nagelsmann aposta suas fichas em Füllkrug e o camisa 9, em bola levantada, empata para a Mannschaft e os donos da casa passam em primeiro na chave.

A Nationalelf consegue a liderança na marra mas, novamente, o time comete os mesmos erros dos tempos de Löw e Flick. A posse de bola é importante mas ter objetividade é ainda mais, afinal nenhuma equipe vence sem colocar a pelota na rede. A Nati, pelo que jogou, merecia um resultado melhor mas também se garantiu nas oitavas da Euro 2024.



Imagem extraída de twitter.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário