segunda-feira, 17 de junho de 2024

Salvos Pelo VAR

Com este golaço, Schranz fez história para a Eslováquia
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



A Eslováquia estreou com vitória na Eurocopa e promoveu a primeira grande zebra do torneio ao derrotar a favorita Bélgica com um belo gol de Schranz. O resultado, contudo, poderia ter sido outro se o árbitro de vídeo não tivesse anulado dois gols de Lukaku -um por impedimento e outro por mão na bola de Openda. O centrovante belga certamente terá pesadelos com o VAR esta noite. 

Domenico Tedesco escalou seu time em 4-2-3-1 com o meia Carrasco recuado para a lateral-esquerda e com a óbvia proposta de trocar passes com seu ótimo meio-de-campo. Francesco Calzona, por sua vez, formou a Eslováquia em 4-1-4-1 com a proposta de dificultar o toque de bola belga.

Os Diables Rouges tomaram a iniciativa principalmente pela direita com a velocidade de Doku tabelando com os meio-campistas e procurando por Lukaku, mas a zaga eslovaca realizou boas interevenções. Os Sokoli responderam pelo mesmo lado com Hancko e Haraslín sempre usando Duda e Lobotka como apoios.

Os eslovacos, aos poucos, conseguiram avançar as linhas e dificultaram a saída de bola belga. Em um desses lances, o zagueiro Faes errou um passe e entregou um "presente" para os Sokoli. Schranz aproveitou a "gentileza" e fuzilou Casteels.



Bélgica, em 4-2-3-1, avança principalmente pela direita dom
Doku. Eslováquia, em 4-1-4-1, dificulta a saída de bola belga e
responde pela esquerda com Hancko e Haraslín (imagem obtida
via 
this11.com).



Tedesco inverte Trossard e Doku para forçar mais as jogadas pela esquerda, mas a Bélgica sentiu o golpe e teve dificuldade em superar as linhas eslovacas. Os Sokoli, mais à vontade na partida, envolveram os Diables Rouges no toque de bola e criaram mais chances claras de gol, mas não as aproveitaram.

O treinador belga foi para o "tudo ou nada" e escancarou o time com as entradas de Openda, Bakayoko, Tielemans e Lukebakio, enquanto Calzona se limitou a trocar os cansados atacantes. As mudanças fizeram com que a bola chegasse mais vezes até Lukaku mas o atacante também desperdiçou chances claras -algumas até sem goleiro.

O azar de Lukaku foi ainda maior na metade final do segundo tempo, com o centroavante tendo um gol anulado por impedimento milimétrico e outro por Openda ter dominado a bola com a mão antes de assistir o atacante. As anulações abalaram ainda mais os Diables Rouges que viram os Sokoli comemorarem a suada vitória.

A Eslováquia, na raça e com uma boa dose de sorte, fez história. Mesmo com um elenco com muito menos opções que o rival, os Sokoli obtiveram um resultado gigantesco e se dão o direito de sonhar com um adversário mais acessível nas oitavas. Já os belgas terão de persistir na renovação de seu time visto que a partida de hoje deixou evidente que o caminho ainda será longo. E Lukaku precisa urgentemente encontrar um meio de espantar o azar, afinal a "zica" da última Copa do Mundo ainda paira sobre o atacante...



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário