sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A Copa América Mais Difícil de Todos os Tempos

Imagem extraída de https://www.facebook.com/copaamerica/



Foi realizado nesta semana o sorteio que definiu o chaveamento da Copa América 2015, a ser realizada no Chile.

Brasil (8 títulos na competição), Argentina (14) e Uruguai (15) são os maiores vencedores do campeonato e sempre polarizam a disputa. Peru (2), Paraguai (2), Colômbia (1) e Bolívia (1) venceram as edições restantes.

Desta vez, contudo, a competição promete ser bem mais disputada. Tudo porque o anfitrião Chile e a Colômbia contam com grandes gerações de atletas, praticam um futebol agradável e podem muito bem surpreender na competição. O desempenho da Roja e dos Cafeteros na última Copa do Mundo são claras demonstrações do potencial destas equipes. Vale ainda ficar de olho no Paraguai, que não é um grande time mas sempre joga pelo regulamento, e no Peru, que conta com alguns atletas jovens e de nível técnico razoável. O México, como convidado, deve entrar com apenas com o time reserva e não deve dar tanto trabalho como na última Copa do Mundo.

Como o Chile (país-sede), a Argentina e o Brasil eram os cabeças-de-chave, a formação de um "grupo da morte" era praticamente inevitável. E foi o que aconteceu no Grupo B, com a Argentina, Uruguai e Paraguai caindo juntos. Para a sorte do trio, dos times que terminarem em terceiro em suas respectivas chaves, os dois melhores pontuadores podem avançar.

Assim sendo, as grandes equipes não devem ter grandes dificuldades para avançarem ao mata-mata onde o bicho realmente vai pegar. Arrisco dizer que Chile (em 1º no Grupo A), Equador (em 2º no Grupo A), Argentina (em 1º no Grupo B), Uruguai (em 2º no Grupo B), Paraguai (em 3º no Grupo B), Brasil (em 1º no Grupo C), Colômbia (em 2º no Grupo C) e Peru (em 3º no Grupo C) avançam às quartas-de-final.

O Brasil, como sempre, entrará "obrigado" a vencer a competição. E, desta vez, mais do que nunca. Tudo para apagar o vexame do último mundial e também para garantir vaga na próxima Copa das Confederações, competição na qual nossa Seleção é a maior vencedora e atual detentora do título. Mas o caminho para o caneco, desta vez, será mais difícil do que nunca, dadas as qualidades dos concorrentes.

Será que dá, Brasil? Saberemos a partir de junho do próximo ano.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/copaamerica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário