quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Ajax Merecia Mais

Imagem extraída do Facebook oficial do Ajax- https://www.facebook.com/afcajax/



Assisti hoje à partida entre o Ajax e o Barcelona.

Para o Barça, como sempre, sou apenas elogios. O bom e velho Tiki-Taka está mais veloz e mais vertical. A marcação se assemelha à do Borussia Dortmund e da Seleção Argentina, com os baixinhos do Barcelona pressionando a saída de bola. E o meio-de-campo continua ótimo, aliando a experiência de Xavi com a juventude de Rakitić.

Hoje, no entanto, estava de olho no adversário, o grande Ajax, um clube pelo qual tenho profunda admiração e respeito.

Para quem não sabe, o Ajax foi o berço da magnífica escola holandesa de futebol, representada pelo saudoso Rinus Michels e pelo Mestre Johan Cruyff. Esses dois treinadores levaram a arte do futebol holandês para a Catalunha e a introduziram no Barcelona, dando origem ao Tiki-Taka. O próprio Guardiola, que foi discípulo de Cryuff, admite que o Tiki-Taka foi inspirado no Carrossel Holandês.

O Ajax continua fiel ao estilo que o consagrou. Mais do que isso, o clube investe pesado em suas categorias de bases e revela muitos talento para o mundo. Jan Vertonghen, Thomas Vermaelen e Daley Blind foram algumas das jóias reveladas pelo clube de Amsterdã, apenas para citar exemplos recentes. De olharmos para atrás, aparecem nomes como Kluivert, Overmars, os irmãos De Boer, Koeman, entre outros. A lista é imensa de talentos que passaram por lá.

Infelizmente, o Ajax não consegue mais competir financeiramente com os clubes de outros países e sempre perde seus destaques a cada janela de transferência. No começo da temporada, o time comandado por Frank De Boer perdeu o lateral Daley Blind, destaque da última copa, para o Manchester United. Por causa disso, as mudanças no elenco são constantes e a equipe raramente briga por taça na Champions League.

Por falar em Frank De Boer, o ex-zagueiro holandês é um dos muitos ex-atletas que continuam contribuindo com o clube mesmo após pendurarem as chuteiras. Dennis Bergkamp, Marc Overmars e Edwin Van Der Sar também trabalham no Ajax e utilizam suas experiências nos gramados em prol do clube.

O Ajax, pela sua filosofia de trabalho e pela sua importância no futebol, merecia muito mais destaque e importância. Os anos, infelizmente, foram cruéis com o clube holandês e faz muito tempo que o time não fatura um troféu fora de seu país. Para se ter uma ideia, o Ajax já foi quatro vezes campeão da Champions League.

Felizmente, nem tudo está perdido. A Seleção Holandesa voltou a se destacar nos dois últimos mundiais, embora em 2010 os holandeses mais bateram do que jogaram bola. Mesmo assim, isto fez o mundo voltar a prestar atenção na Holanda e seu futebol dinâmico e elegante.

Quem sabe, o mesmo não acontece com o Ajax, que compartilha da mesma filosofia de jogo.



Imagem extraída do Facebook oficial do Ajax- https://www.facebook.com/afcajax/

Nenhum comentário:

Postar um comentário