quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Procura-se Comentarista com Experiência

Imagem extraída de https://www.facebook.com/NALBERT12.OFICIAL/



Há alguns anos atrás, assisti a um jornalista esportivo reclamando da presença de ex-atletas nos jornais e também nos programas esportivos. Desde a década de 2000, vários ex-jogadores assinam colunas em jornais, revistas e sites esportivos, além de comentarem partidas durante transmissões de jogos e debates esportivos. Ex-árbitros também são presenças frequentes nesse tipo de programa.

Compreendo a preocupação do referido comentarista, afinal muitos jornalistas vêm encontrando muitas dificuldades para realizarem seu trabalho, sobretudo com a concorrência da internet que causou grandes crises nas editoras e emissoras. Os jornais e revistas, em sua maioria, estão cada vez mais caros, com cada vez mais anúncios e menos conteúdo.

O esporte, no entanto, possui minúcias que são compreendidas apenas por aqueles que já estiveram do lado de dentro. Sempre escrevo aqui no meu blog o quanto gostaria de ter a experiência de Tostão, Caju e, agora, Afonsinho para enriquecer meu texto. Posso até fazer algumas observações brilhantes através de meus textos, mas jamais terei a vivência e experiência do trio para explicar o futebol em seus mínimos detalhes.

Um ex-jogador de futebol enxerga o que aqueles que nunca chutaram uma bola na vida são incapazes de ver. Um ex-piloto sabe como funciona um carro, uma equipe, os bastidores de uma prova, e por aí vai. E um ex-árbitro, sabe dizer como poucos quando uma crítica dirigida à sua classe é injusta.

Tenho acompanhado as partidas de vôlei nos últimos meses, incluindo os dois mundiais, a Liga Mundial e o Grand Prix. Em uma dessas transmissões, o narrador teve a humildade de reconhecer que os ex-jogadores Nalbert (foto) e Carlão -ambos do canal Sportv- enxergam o que poucos vêem durante as partidas. Tive vontade de aplaudir a declaração do narrador.

Nenhum diploma ou certificado substitui a vivência. Sou farmacêutico formado há anos, mas não tenho como explicar o que seriam "assuntos regulatórios" com a mesma precisão de quem atuou ou atua na área simplesmente porque não tenho experiência no ramo. Da mesma forma, dificilmente um jornalista, mesmo com vasta bagagem, pode descrever uma partida de vôlei com a mesma precisão que um Nalbert.

Sempre faço questão de valorizar a bagagem de um esportista, afinal apenas quem possui vivência e experiência na área pode explicar o esporte em suas minúcias para o público e também para um menino da base. Da mesma forma, sempre incentivo que o ex-atleta continue contribuindo com sua modalidade mesmo após sua aposentadoria. É o que Nalbert e Carlão fazem pelo vôlei através de seus comentários nos canais Sportv.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/NALBERT12.OFICIAL/

Nenhum comentário:

Postar um comentário