sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Uma Segunda Chance para a Croácia

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns/



A Croácia, infelizmente, não conseguiu ir muito longe na última Copa do Mundo. Prejudicada por um erro de arbitragem contra o Brasil e derrotada pela retranca mexicana, restou à Hrvatska ter de se contentar com o terceiro lugar no Grupo A. Foi uma pena, pois a Croácia é um time ofensivo; possui um excelente meio-de-campo com Modrić, Kovačić e Rakitić; um ataque efetivo com Mandžukić, Perišić e Olić; e o lateral Darijo Srna que ataca e defende com a mesma eficiência. Merecia ter chagado ao menos às oitavas.

Quem acreditou que o fracasso de 2014 seria o fim da linha para o treinador Niko Kovač (foto) e de suas ideias ofensivas, mordeu a língua. A Croácia vem fazendo bonito no Grupo H das Eliminatórias da Euro 2016. A Hrvatska, até o momento, lidera com 100% de aproveitamento, com 9 pontos em três jogos e nenhum gol sofrido. Isso tudo sem abrir mão da ofensividade e leveza demonstrada aqui nos nossos gramados.

O time de Kovač enfrentou a Argentina com uma equipe totalmente formada por garotos e os meninos fizeram bonito em campo apesar da derrota. O meia Sharbini abriu o placar para a Hrvatska e os titulares argentinos (incluindo Messi e Agüero) tiveram muito trabalho para virar o jogo para 2x1. A exibição em Londres mostrou a força da base enxadrezada e ainda deixa claro que a Croácia tem atletas capacitados para suceder a atual geração, sendo que alguns jogadores -em especial Pranjić, Olić e Srna- dificilmente permanecerão até a Copa de 2018.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns/



O grande desafio da Croácia será no próximo domingo dia 16 quando enfrenta a renovada Itália. Desta vez, as estrelas Mandžukić, Rakitić e Modrić devem retornar e a Hrvatska deve entrar com força total. A partida vale a liderança e também a invencibilidade no Grupo H.

A Azzurra, aliás, também vem agradando há algum tempo com seu futebol baseado em toque de bola ao invés da costumeira retranca. Fiquei satisfeito com a escolha de Antonio Conte, ex-Juventus, como sucessor de Cesare Prandelli, afinal ambos partilham da mesma filosofia em campo. Acredito que teremos um bom jogo com muito futebol bonito.

Vale ficar de olho na Croácia. Seus principais atletas movimentaram a última janela de transferência e eles estão em evidência nos maiores clubes da Europa. Até mesmo o poderoso Barcelona rendeu-se ao talento de Rakitić.

Os croatas, por enquanto, não são favoritos a nenhum troféu, mas estão em plena evolução e podem surgir como candidatos a surpresa neste ciclo.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns/

Nenhum comentário:

Postar um comentário