terça-feira, 4 de novembro de 2014

É Hora do Returno

Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid/



Chegamos à quarta rodada da fase de grupos nesta semana. E a partir desta rodada, os times irão se reencontrar com a inversão dos mandos de campo.

A maioria das chaves vai seguindo um roteiro mais ou menos previsível, à exceção do Grupo A, onde o Olimpiacos da Grécia surpreende e lidera à frente da Juventus e do Atlético de Madrid, considerados os dois favoritos a avançar. Já nos imprevisíveis Grupos C e H, ainda está tudo muito aberto tamanho o equilíbrio entre as equipes. Podemos mencionar, ainda, o Manchester City, que cometeu alguns tropeços (empate diante de Roma e CSKA) e ocupa apenas a terceira posição com dois pontos. É pouco para uma equipe milionária e repleta de bons atletas.

As equipes que jogam um bom futebol, por outro lado, vêm liderando com folga. Real Madrid, Borussia Dortmund e Bayern München estão invictas e seguem com rendimento total até o momento. Barcelona e Arsenal são apenas vice-líderes em suas respectivas chaves, mas continuam fiéis ao futebol bonito. Os elencos estrelados do Chelsea e do Paris Saint-Germain também vêm garantindo os times na ponta, embora o futebol praticado ainda seja um tanto pragmático a despeito dos talentos individuais presentes nestas equipes.

Percebe-se nos jogos claras influências da última Copa do Mundo e também da edição anterior da Champions League. As equipes estão cadenciando menos o jogo com troca de passes e atuando mais em velocidade. As formações em 4-4-2 ou 3-4-3 (bastante utilizadas na última Copa) vão substituindo o 4-3-3 e o 4-2-3-1, embora equipes como Borussia e Barça permaneçam fiéis às formações que as consagraram. Os chamados meias centrais (intermediários entre volantes e armadores) vêm ganhando cada vez mais espaço nos times, como Kroos, Rakitić e Modrić. E, por fim, os clubes vêm procurando atacantes capazes de atuar mais afastados da área, sendo que alguns vêm adotando o chamado "falso nove", um intermediário entre meia-atacante e centroavante, papel que foi exercido por Messi e Thomas Müller na última Copa.

Como disse o grande Tostão, o bom futebol não depende de formação tática para ser executado. Formações com três zagueiros e três volantes, por exemplo, podem muito bem ser combinadas com o futebol de troca de passes.

As partidas serão exibidas nos canais Esporte Interativo, ESPN e Band (este último apenas na quarta-feira) hoje e amanhã às 17:45h (horário de Brasília).

Que o bom futebol prevaleça.



Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern/

Nenhum comentário:

Postar um comentário