sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Itália É Juventus

Imagem extraída do Facebook oficial da Juventus- https://www.facebook.com/Juventus/



O futebol italiano sem dúvida já viveu dias melhores. Os quatro títulos em Copas do Mundo, um em Eurocopas e os doze títulos na Champions League (sete com o Milan, três com a Inter e dois com a Juve) hoje mais parecem uma lembrança distante.

O treinador Cesare Prandelli declarou, após a dramática eliminação para o Uruguai, o quanto estava preocupado com o futebol italiano, bem como a formação de atletas. Foi a segunda Copa consecutiva que a Azzurra caiu ainda na fase de grupos.

A Champions League 2014-15 mostra que o futebol italiano realmente precisa de mudanças, como Prandelli alertou. Haviam apenas dois clubes da Itália disputando vaga para as oitavas, a Roma e a Juventus -o Napoli foi eliminado ainda nos playoffs. Aliás, até pouco tempo atrás, a Itália tinha o direito de inscrever até quatro clubes na Champions, e hoje são apenas três.

A Roma dependia apenas de suas forças para avançar, mas caiu em casa diante do milionário Manchester City. E a Juve, também jogando em casa, não passou de um empate sem gols diante do Atlético de Madrid. A Vecchia Signora avançou enquanto os Giallorossi vão ter de se contentar com a Europa League. Restou apenas a Juventus para representar uma das nações mais vitoriosas no futebol.

Cabe ainda mencionar que o Milan e a Internazionale, dois dos maiores clubes do mundo, há anos não conseguem brigar por títulos mesmo em seu próprio país. Os dois clubes sequer chegaram à Champions desta temporada. Volte ao primeiro parágrafo e leia quantos títulos estes clubes possuem na competição para se ter uma ideia de sua grandeza.

A Juventus parece ser o único clube que se salva na Itália. Joga um futebol leve e baseado no toque de bola, enquanto a maioria dos times ainda segue a tradição de apostar na defesa. Desde a temporada 2011-12, o clube de Turim sobra na Serie A. Para se ter uma ideia da superioridade da Juve, basta dizer que a Vecchia Signora tem sido a base da Azzurra nos últimos anos.

Não é um exagero que a Juventus será a Itália na Champions. O clube de Turim terá a missão de salvar a honra do futebol do país e ainda indicar um caminho para que a sua seleção possa se reerguer.



Imagem extraída do Facebook oficial da Juventus- https://www.facebook.com/Juventus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário