segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Os Melhores Jogadores de 2014 (Em Minha Opinião!)

Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid/



Entra ano, sai ano e apenas os atletas que possuem força na mídia -leia-se Lionel Messi e Cristiano Ronaldo- parecem ser capazes de concorrerem à Bola de Ouro da FIFA. Ah, claro. Sempre há um "intruso" na disputa, mas raramente o terceiro elemento -que será o goleiro alemão Manuel Neuer neste ano- tem força para ameaçar a dupla de atacantes.

Observo também que a Champions League parece ser o único argumento para a escolha de melhor do mundo. É fato que a competição européia é a melhor do mundo, com grandes times, jogadores e treinadores. Neste ano de 2014, no entanto, tivemos uma Copa do Mundo e ela deveria ter mais peso na escolha dos candidatos à Bola de Ouro.

Não que Messi e Ronaldo não sejam craques mas temos que pesar que a Pulga não fez exatamente uma grande temporada no Barça e jogou abaixo do esperado na Copa, embora tenha sido decisivo em alguns jogos. Cristiano, por sua vez, voou na Champions, mas teve exibições apagadas aqui no Brasil em decorrência do agravamento de sua lesão e também por não contar com grandes coadjuvantes na Seleção das Quinas, ao contrário do que acontece no Real Madrid.

Se eu tivesse de escolher os três finalistas à Bola de Ouro, eu indicaria o winger argentino Ángel Di María (foto acima -foi muito bem na Copa e teve participação fundamental na final da Champions), o meia alemão Thomas Müller (última foto abaixo -sempre faz grandes exibições pelo Bayern e pela Mannschaft mas nunca é lembrado nas premiações individuais) e o winger holandês Arjen Robben (foto abaixo -craque, versátil e, injustamente, também nunca é lembrado nas premiações individuais).



Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern/



Elaborei também a minha seleção dos melhores jogadores de 2014 em minha opinião. Obviamente, é tudo questão de gosto do autor, mas utilizei como critérios de maior peso o desempenho dos atletas na Copa do Mundo e também na Champions League. Desta forma, jogadores que foram bem em ambas as competições figuraram aqui na minha seleção.

Excepcionalmente, estou montando minha seleção no 4-4-2 -eu prefiro 4-3-3- para encaixar todos os atletas cujos desempenhos eu considerei bons em 2014.



A Seleção de 2014 escalada em 4-4-2
(imagem obtida via this11.com).



GOLEIRO- MANUEL NEUER (Bayern München/Alemanha): foi o goleiro mais regular do ano ao apresentar bons desempenhos, tanto em seu clube quanto em sua seleção. Além disso, andou se aventurando fora da área e mostrou que também sabe jogar com os pés.

LATERAL-DIREITO- PHILIPP LAHM (Bayern München/Alemanha): o capitão faz de tudo em campo -atua dos dois lados, marca, ataca e cria. Só não achei graça quando o melhor lateral do mundo foi improvisado no meio-de-campo sem necessidade e se transformou em um volante comum.

ZAGUEIRO- MATS HUMMELS (Borussia Dortmund/Alemanha): se não fossem as lesões, Hummels teria feito muito mais neste ano. Defensor leal, comete poucas faltas, tem qualidade na saída de bola e ainda sabe sair jogando. E ele faz seus golzinhos.

ZAGUEIRO- DIEGO GODÍN (Atlético de Madrid/Uruguai): Godín foi o melhor jogador do Atlético na Champions e não foi só pelos gols. Zagueiro seguro, bom nos desarmes pelo chão ou nas jogadas aéreas e comete poucas faltas. Ah, e ele também é bom nos cabeceios em bolas paradas.

LATERAL-ESQUERDO- MARCELO (Real Madrid/Brasil): OK, Marcelo ficou devendo um pouco na Copa, mas levando-se em conta todo o seu desempenho ao longo do ano, foi bem melhor que Daley Blind, Marcos Rojo ou Höwedes. É pouco eficaz na defesa, mas é um craque no ataque.

WINGER DIREITO- ARJEN ROBBEN (Bayern München/Holanda): Robben foi o jogador mais injustiçado de 2013, quando jogou muita bola na Champions mas acabou fora da disputa pela Bola de Ouro. Neste ano, ele voltou a fazer grandes exibições e, mesmo assim, recebeu pouco destaque nas premiações individuais.

MEIA- THOMAS MÜLLER (Bayern München/Alemanha): querida FIFA, vamos ser mais justos com Müller? Para mim, ele foi o melhor jogador da Copa de 2014, é o cérebro do Bayern (junto com Götze) e pode atuar em todas as posições no ataque.

MEIA- TONI KROOS (Real Madrid/Alemanha): faz o papel do meia central clássico, com qualidade na armação e também na marcação. Tostão o comparou a Xavi por tais características em campo. Possui grande qualidade no passe.

WINGER ESQUERDO- ÁNGEL DI MARÍA (Manchester United/Argentina): levando-se em conta os desempenhos do argentino na Copa do Mundo e na Champions, Di María foi o jogador mais regular do ano por ter sido decisivo em ambas as competições. O Real Madrid foi muito injusto ao não manter o talentoso argentino em seu elenco.

ATACANTE- LIONEL MESSI (Barcelona/Argentina): devido às lesões, Messi não fez uma boa temporada no Barcelona e ainda foi obrigado a jogar fora de sua posição favorita na Seleção Argentina para compensar a falta de criatividade no meio-de-campo. Ainda assim, a Pulga deu um jeito de fazer a diferença nos gramados em 2014.

ATACANTE- CRISTIANO RONALDO (Real Madrid/Portugal): Ronaldo é o único jogador que não foi bem na Copa a ser mencionado em minha lista. O português deve o sucesso na temporada a Carlo Ancelotti, afinal o treinador colocou o atacante mais próximo à área no 4-4-2 e o rendimento de Ronaldo pelo Real Madrid foi o melhor possível. Pena que as lesões o atrapalharam na Seleção das Quinas.

TÉCNICO- CARLO ANCELOTTI (Real Madrid): Joachim Löw foi bem mas pisou na bola ao escalar Lahm no meio-de-campo, Höwedes na lateral-esquerda e Özil no ataque. Ancelotti ressuscitou o 4-4-2 típico e fez deste esquema uma arma eficaz, tanto no ataque quanto na defesa. E o seu Real vem jogando um futebol magnífico, com muito toque de bola e criatividade. Por causa desses "detalhezinhos", o treinador italiano foi melhor que o alemão em 2014.

MELHOR DO ANO- ÁNGEL DI MARÍA: bem na Copa e bem na Champions. Merecia ter mais destaque pela soma dos dois desempenhos.



Imagem extraída do Facebook oficial de Thomas Müller- https://www.facebook.com/es.muellert.wieder/

Nenhum comentário:

Postar um comentário