terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Agora Todos Querem Tirar uma Casquinha...

Imagem extraída do Facebook oficial de Gabriel Medina- https://www.facebook.com/gabrielmedinasurf/



O surfe brasileiro nunca teve tanto espaço na mídia após o título inédito de Gabriel Medina. Todos as emissoras, abertas ou fechadas, dedicam longos minutos de sua programação ao surfista. E não vai demorar para que Medina apareça em tudo quanto é tipo de anúncio. Agora que o esportista é famoso, todos querem tirar uma casquinha dele.

Pena que a grande maioria das emissoras não estava nem aí para o mundial de surfe há alguns dias atrás. Havia uma ou outra notícia curta afirmando que o brasileiro tinha chances reais de ficar com o troféu, mas nada além disso. Pouquíssimos canais fechados aqui no Brasil exibiram ao vivo a prova de Medina. Na televisão aberta, então, nem em sonho que fariam algo assim. Mas os canais abertos foram os primeiros a correrem para abraçar o surfista e dar-lhe parabéns pelo título a despeito de nenhum deles ter exibido a onda de Gabriel ao vivo.

Gabriel deveria aproveitar o espaço que ele terá na mídia nos próximos meses para divulgar o surfe e fazer com que a categoria seja algo mais do que um modismo no Brasil. Foi o que escrevi em meu artigo no último sábado, quando depositei minhas esperanças em Medina para que ele fizesse com que o surfe ganhasse o devido respeito em terras tupiniquins e também obtivesse muitos adeptos, ansiosos em seguir os passos do ídolo. É preciso lutar por um projeto duradouro na modalidade para que continuemos a brigar por títulos.

Muitos esportistas também parabenizaram Medina pelo feito, dentre eles o ex-tenista Gustavo Kuerten (veja imagem abaixo). Guga é um exemplo perfeito da situação que eu descrevi anteriormente. O catarinense virou herói nacional com a conquista histórica daquele título em Roland Garros no ano de 1997. Kuerten desfrutou de fama e fortuna, mas também aproveitou o espaço da mídia para pedir mais atenção ao tênis brasileiro. Passados quase dez anos da aposentadoria de Guga e o tênis brasileiro nunca recebeu a devida atenção. Não passou de um modismo que se mantinha vivo às custas da boa fase de Guga.



Reprodução do Twitter oficial de Gustavo Kuerten- https://twitter.com/gugakuerten/



Medina deve tomar muito cuidado com as armadilhas da fama. Muitos ficarão próximos a ele apenas enquanto for capaz de faturar troféus. No primeiro caldo (gíria que significa "cair da prancha") que Gabriel levar, podem ter certeza que o surfista será xingado de tudo quanto é nome feio e os "investidores" lhe darão as costas porque não querem ter suas imagens associadas a um "perdedor".

Ao torcedor brasileiro peço para que se lembrem que no esporte a vitória é um objetivo, e não uma obrigação. Medina ainda é muito jovem, tem um longo caminho a percorrer e a trilha do sucesso é cheia de altos e baixos. Torcer para um atleta apenas enquanto ele é capaz de ganhar troféus não é torcer, é modismo. Gabriel enfrentou muitas dificuldades para chegar até aqui e ele precisará do apoio de seu torcedor nos bons e nos maus momentos.

Eu espero que o sucesso de Medina seja longo e duradouro o suficiente para que o surfe brasileiro tenha seu destaque merecido. Acima de tudo, espero que o torcedor e também a mídia respeitem o surfista em todos os sentidos. Ele é um ser humano como qualquer um de nós e está susceptível ao erro como qualquer um.

Gabriel, aproveite o sucesso que você merece! Mas, acima de tudo, exija tudo o que você tem direito e cuidado com aqueles que só querem se aproveitar de seu bom momento!



Imagem extraída do Facebook oficial de Gabriel Medina- https://www.facebook.com/gabrielmedinasurf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário