quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Um Ano Depois

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CbHbConfederacaoBrasileiraDeHandebol/



No dia 22 de dezembro de 2013, a Seleção Feminina de Handebol realizou um feito histórico ao conquistar o mundial da categoria realizado na Sérvia diante das donas da casa. Nossa Seleção conquistou o título inédito comandada pelo treinador dinamarquês Morten Soubak, considerado o grande responsável pelo feito.

Passado um ano, o handebol continua pouco popular em nosso país, mas houve melhoras razoáveis. As emissoras se ligaram que temos potencial para ganharmos medalhas e passaram a transmitir alguns jogos, tanto dos campeonatos nacionais quanto os de nossa Seleção. No ano passado, apenas o canal UHF Esporte Interativo transmitiu o mundial realizado na Sérvia.

A maioria das nossas atletas, contudo, ainda precisa sair do país para competirem em bom nível. Quase todas as jogadoras que defendem a nossa Seleção atuam na Dinamarca, Romênia, Hungria, Áustria e França. Isto mostra que precisamos investir mais na modalidade, com melhores campeonatos, mais divulgação da categoria e mais oportunidades para formarmos mais atletas. Mais importante do que conquistar os títulos, é manter a competitividade de nossos times para que continuemos a brigar pelos troféus. Vencer é apenas objetivo, mas é obrigação manter o time brigando pelas vitórias.

O handebol ainda terá um longo caminho até conquistar o seu espaço em definitivo no Brasil. A perspectiva de retorno financeiro da modalidade, por enquanto, é baixo se comparado ao futebol. Baseado nisso, é óbvio que as emissoras preferem dedicar os preciosos minutos de sua grade às modalidades com mais garantia de lucro. Por ora, as chances para o handebol crescer estão na conquista de mais títulos e manter os torcedores "modinhas" empolgados. A curto prazo, esta é a maneira para que a modalidade continue recebendo atenção.

Nosso handebol terá grandes desafios em 2015, incluindo a disputa dos Jogos Pan-Americanos (a serem realizados em julho no Canadá) e o mundial da categoria (a ser realizado em dezembro na Dinamarca). Como nossas atletas estão em alta com a conquista do título de 2013, mais emissoras devem transmitir os jogos e a cobrança por resultados será maior.

O handebol brasileiro já realizou um grande feito com a conquista do mundial inédito, mas o maior desafio virá agora, com o time tendo de lidar com a expectativa por mais resultados e com as adversárias, que estarão mais cautelosas agora que viram o potencial de nossas meninas.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CbHbConfederacaoBrasileiraDeHandebol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário