segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Não Se Esqueça Deles, Brasil!

Imagem extraída do Facebook oficial de Cesar Cielo- https://www.facebook.com/CesarCielo/



Acompanhei ontem o último dia do Mundial de Piscina Curta 2014, realizado em Doha, no Catar. O Brasil teve uma participação magnífica na competição, terminando em primeiro lugar no quadro de medalhas. Nossos atletas conquistaram sete ouros, uma prata e dois bronzes. Além disso, a equipe brasileira formada por Cesar Cielo, Felipe França, Guilherme Guido e Nicholas Santos quebrou o recorde mundial no revezamento 4x50m medley, ao atingir a marca de 1:30.51.

As medalhas conquistadas pelo Brasil no mundial foram as seguintes:

-Cesar Cielo: ouro nos 100m estilo livre e bronze nos 50m estilo livre masculino

-Felipe França: ouro nos 50m e nos 100m no nado de peito masculino

-Nicholas Santos: prata nos 50m no nado borboleta masculino

-Etiene Medeiros: ouro nos 50m no nado de peito feminino

-A equipe formada por Cesar Cielo, Felipe França, Guilherme Guido e Nicholas Santos faturou ouro no revezamento 4x50m medley e também no 4x100m medley masculino

-A equipe formada por Etiene Medeiros, Felipe França, Nicholas Santos e Larissa Oliveira foi ouro no revezamento 4x50m medley categoria mista

-A equipe formada por Cesar Cielo, Etiene Medeiros, João de Lucca e Larissa Oliveira foi ouro no revezamento 4x50m estilo livre categoria mista


Todos estes atletas, cujos nomes eu fiz questão de citar um a um, não apenas trouxeram dez medalhas do mundial como também colocaram nosso país no lugar mais alto do ranking na competição. É um feito a ser exaltado e lembrado por muito tempo.

E espero realmente que governantes, dirigentes, mídia, patrocinadores e torcedores não se esqueçam de todos estes nadadores. Lembro-me até hoje quando Cesar Cielo estava em alta às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2012, mas seu desempenho acabou frustrando muita gente e o atleta foi duramente criticado por isto. Será que a perda do ouro olímpico invalidou tudo o que o nosso "Cesão" conquistou até hoje?

Escrevo isto porque as próximas Olimpíadas serão aqui no Brasil daqui a dois anos -na verdade, daqui a um ano e meio. Muitos destes nadadores estão ansiosos para representar nosso país aqui em casa e o fato deles terem colocado o Brasil no topo do ranking em Doha aumenta a expectativa por mais medalhas.

Se, por acaso, não corresponderem às expectativas, serão vaiados e insultados sem piedade pelo próprio torcedor. Tudo o que conquistaram será esquecido, inclusive o grande feito que fizeram em Doha. Basta ver como a nossa Seleção Brasileira foi brutalmente criticada pela perda do hexa em casa. No caso dos nadadores, seria uma crítica muito injusta, levando-se em conta que eles não dispõem dos recursos e da infra-estrutura que russos, chineses e norte-americanos possuem a seu favor na preparação de seus atletas. A natação brasileira não tem a mesma atenção que o futebol por parte dos órgãos competentes.

Por isso, torcedor brasileiro, peço para que não se esqueça de que Cesar Cielo, Etiene Medeiros, Felipe França, Guilherme Guido, João de Lucca, Larissa Oliveira e Nicholas Santos fizeram história em 2014 no Catar. Se, por acaso, algum deles não chegar ao pódio olímpico em 2016, lembre-se de que eles fizeram muito pela natação de nosso país apesar de não terem os mesmos recursos e a atenção da mídia que o nosso futebol possui.

Parabéns a todos vocês pelo feito, obrigado pelas medalhas e boa sorte nas próximas competições!



Imagem extraída de https://www.facebook.com/cbdaoficial/



Leia mais:

Globo Esporte- Cielo voa, Brasil vence o revezamento e fecha Mundial histórico na liderança: http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2014/12/cielo-voa-brasil-vence-revezamento-e-fecha-em-1-no-quadro-de-medalhas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário