terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O Castigo Virou Recompensa

Imagem extraída do Facebook oficial do Molico Nestlé- https://www.facebook.com/moliconestle/



O mês de dezembro é sempre um mês de descanso para o esporte. A maioria das ligas esportivas entra em recesso e as notícias diminuem drasticamente ao ponto dos jornais colocarem especulações sobre transferências de jogadores como matéria de capa.

Tivemos, como exceções, a Premier League -que sempre realiza partidas no intervalo entre o Natal e o Ano Novo Cristão- e o Top Volley, torneio curto interclubes realizado realizado em Basileia, Suíça a cada final de ano.

O Top Volley nunca foi muito valorizado pelos clubes daqui. Os dois maiores times do Brasil, o Unilever/Rio de Janeiro e o Molico Nestlé (antigo BCN/Osasco e Finasa/Osasco) disputaram poucas vezes a competição e sempre coube aos clubes considerados "coadjuvantes" a missão de representar o nosso país na competição.

O Molico Nestlé não faz uma temporada exatamente ruim, mas as derrotas para os arquirrivais Sesi e Unilever mostraram que o time de Osasco apresentava algumas deficiências. A equipe do José Liberatti apresentou perdas significativas, como as poneiras Sanja Malagurski, Caterina Bosetti, a oposta Sheilla Castro e a levantadora Fabíola. A saída das jogadoras não serve exatamente como desculpa para os recentes tropeços, até porque os outros dois rivais também sofreram perdas grandes -o Unilever perdeu a ponteira Mihajlović e a oposta Sarah Pavan, enquanto o Sesi perdeu a levantadora Dani Lins e a oposta Ivna- mas, sem dúvida, teve influencia no desempenho. Outro detalhe é que o time de Osasco é uma das bases da nossa Seleção Feminina e as jogadoras tiveram um tempo muito reduzido de férias. Dani Lins, por exemplo, passou as três últimas rodadas lesionada.

Não sei dizer se os dirigentes do Molico decidiram inscrever o time no Top Volley como um "castigo" ou como um incentivo às jogadoras, mas a equipe de Osasco, apesar da instabilidade, conseguiu o título da competição, algo que não acontecia desde 2009, quando o Unilever venceu o campeonato. É o segundo título do Molico (o outro foi conquistado em 2004) no Top Volley e o quarto de nosso país (o Unilever ergueu outra taça em 2006). O time brasileiro superou seus próprios problemas em quadra e fez bonito lá na Suíça, derrotando o Voléro Zürich na final.



Imagem extraída do Facebook oficial do Molico Nestlé- https://www.facebook.com/moliconestle/



A agora capitã Thaísa (foto acima) foi eleita a melhor central da competição e também a jogadora mais valiosa. A líbero Camila Brait (foto abaixo) também foi nomeada para o Dream Team da competição. Um grande reconhecimento à boa fase das duas atletas.

Como torcedor, sou um pouco suspeito para falar a respeito do Molico, mas creio que o problema da equipe seja muito mais psicológico do que técnico. Vi as atletas jogarem pela Seleção e elas sempre pareciam alegres, confiantes, mostrando que o clima no time era bom. Mas pelo time de Osasco, pareciam inseguras, nervosas e instáveis. Algumas, inclusive, pareciam jogar com raiva.

Levando-se em conta que são praticamente as mesmas jogadoras, por que agem de maneira tão diferente em quadra? É questão do treinador Luizomar de Moura ou, se necessário, os dirigentes conversarem com as jogadoras e tirarem um pouco da pressão sobre as atletas para que joguem com mais alegria também pelo Molico. Penso que falta isso para que o time não saia dos trilhos.

O título internacional, sem dúvida, serve para levantar a moral das atletas e também para impedir que os dois tropeços se transformem em uma crise.

Parabéns às jogadoras do Molico Nestlé pelo título e boa sorte no restante da temporada!



Imagem extraída do Facebook oficial do Molico Nestlé- https://www.facebook.com/moliconestle/



Leia mais:

ESPN- Elenco do Osasco ignora frio de -11ºC e comemora título na Suíça: http://espn.uol.com.br/noticia/471382_elenco-do-osasco-ignora-frio-de-11-c-e-comemora-titulo-na-suica

Globo Esporte- Osasco compensa Natal curto com o bicampeonato do Top Volley, na Suíça: http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/12/osasco-compensa-natal-curto-com-o-bicampeonato-do-top-volley-na-suica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário