quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Algo a Aprender com os Vizinhos

Imagem extraída de https://www.facebook.com/riverplateoficial/



Eu não falei? O futebol argentino, devidamente renovado e revigorado, voltou a encantar e, com isso, também voltou a conquistar títulos. A conquista da Copa Sulamericana pelo River Plate foi merecida e também confirmou a excelente fase do nosso vizinho.

O River, em nenhum momento, deixou de buscar jogo contra o Atlético Nacional. O time rejuvenecido aliou raça e técnica, superando os colombianos pelo placar de 2x0 com gols de Mercado e Pezzella. E continuou atacando em busca do terceiro, mesmo com o título praticamente assegurado.

O treinador, o ex-meia Marcelo Gallardo, é bastante jovem -tem apenas 38 anos e pendurou as chuteiras há três anos atrás- mas trouxe boas ideias para o clube que o revelou e foi recompensado.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/riverplateoficial/



Com o terceiro título internacional consecutivo -Copa Sulamericana em 2013 com o Lanús e Libertadores em 2014 com o San Lorenzo- o futebol argentino confirma sua boa fase. Isso sem mencionar o vice-campeonato da Albiceleste na Copa do Mundo em 2014.

Há quem diga que o futebol argentino não é tudo isso usando o recente amistoso realizado em Pequim como referência. Que continuem achando, pois o país vizinho está colhendo frutos de seu bom futebol enquanto estamos nos contentando com migalhas. Mesmo o Cruzeiro, o melhor clube brasileiro da atualidade, foi vencido pelo San Lorenzo, e na última Copa do Mundo tivemos de nos contentar com o quarto lugar mesmo com o apoio de nossa torcida.

Deveríamos aproveitar o momento e refletir por que os argentinos voltaram a crescer no futebol enquanto nós paramos. Talvez 2014 até possa ser considerado um ano atípico, mas temos de reconhecer que houve erros de nossa parte e os nossos vizinhos foram bastante superiores. Eles jogaram bola enquanto nós, salvo exceções, mais nos preocupamos em não levar gols do que fazê-los. Mesmo a vitória do Brasil no Superclássico das Américas, a Albiceleste teve muito mais volume de jogo e posse de bola enquanto nossa Seleção, no melhor estilo Dunga e Felipão, achou dois gols aproveitando espaços dos rivais. E ainda deram sorte com Messi perdendo um pênalti.

 A Argentina aprendeu com os erros do passado, soube corrigí-los e agora colhe os frutos. E o Brasil? Será que não vamos aprender com nossos erros também e reformular nosso futebol?

Parabéns ao River pela conquista inédita! E boa sorte na próxima temporada!



Imagem extraída de https://www.facebook.com/riverplateoficial/



Leia mais:

ESPN- River Plate, campeão invicto da Sul-Americana que volta a ser protagonista atualizando a escola argentina: http://espn.uol.com.br/post/467265_river-plate-campeao-invicto-da-sul-americana-que-volta-a-ser-protagonista-atualizando-a-escola-argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário