domingo, 21 de dezembro de 2014

Eu Disputaria o Paulistão com os Reservas

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



Achei genial a ideia do Atlético Mineiro, que decidiu jogar o Campeonato Mineiro com time misto ou reserva visando poupar seus jogadores para a Libertadores.

Há anos os campeonatos estaduais estão inchados, com times demais e qualidade técnica de menos. Isto é agravado com o aumento da distância entre clubes grande e pequenos. Basta comparar, por exemplo, a discrepância de um Corinthians em relação a uma Portuguesa. Desta forma, os grandes times de cada estado raramente têm dificuldades em chegar ao título mesmo jogando abaixo de sua plenitude.

Os estaduais já perderam seu glamour e relevância há algum tempo. Hoje, tais campeonatos só servem para encurtar ainda mais as férias dos jogadores, esticar temporadas excessivamente longas e encher os bolsos uns poucos. Nada além disso.

Lembro-me que o Bom Senso FC pedia por períodos mais longos de férias, como acontece na Europa. No Velho Continente, os atletas têm mais tempo para descansar a cada final de temporada e também para treinar, algo que não acontece por aqui. Disputar os estaduais com os reservas, portanto, também seria uma excelente forma de protesto para ver se os cartolas se tocam de que o nosso calendário precisa de mudanças.

Pena que os clubes dificilmente o farão. Eles sabem que sem suas estrelas, o interesse pelos estaduais diminuiria ainda mais e isto teria consequências na audiência ou na venda de ingressos. Como todos os clubes alegam estar em dificuldades financeiras (alguns até atrasaram os salários ou direitos de imagem), deixar de lucrar seria um tiro no pé para todos eles.

Os clubes, reféns de suas próprias dívidas, são obrigados a sacrificar seu jogadores para a disputa de campeonatos que não possuem mais a relevância de outrora. Quem paga o preço são os próprios atletas e o nosso futebol, cada vez mais pobre em qualidade técnica.



Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras- https://www.facebook.com/sePalmeiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário