sábado, 6 de dezembro de 2014

Mala Branca Não Tem Nada Demais

Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras- https://www.facebook.com/sePalmeiras/



O goleiro Fernando Prass (foto) escapou de uma suspensão pesada que teria início já na decisão de amanhã contra o Atlético Paranaense.

Tudo porque o arqueiro teria recebido uma "mala branca", nome popular dado ao incentivo financeiro oferecido por rivais para que os times vençam uma partida.

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) considera a "mala branca" como uma prática ilegal no esporte, o que justificava uma possível punição a Prass.

Com toda a honestidade, eu  discordo do STJD e considero a "mala branca" uma prática totalmente inofensiva ao esporte.

A obrigação profissional de cada time é buscar a vitória em cada partida disputada. Não é necessário vencer todos os jogos, o que é virtualmente impossível. Mas o resultado positivo é o objetivo de cada equipe e buscá-lo é o dever de cada atleta. Oferecer algum incentivo para que um time vença uma partida, a meu ver, não fere de maneira alguma o espírito esportivo.

O que realmente fere o espírito esportivo é a chamada "mala preta", nome popular dado à pratica de se oferecer incentivo para que um time perca uma partida propositalmente. Isso sim é uma atitude antidesportiva e antiética.

Como três equipes dependem de tropeços de rivais da parte de cima da tabela para conquistarem seus objetivos, as suspeitas de "mala branca" são maiores do que nunca, o que gera um grande clima de desconfiança.

Para mim, deveríamos ignorar essas suspeitas e nos concentrarmos na emoção do espetáculo. Todo time tem a obrigação de buscar o resultado positivo, independente de haver incentivo financeiro de outros clubes ou não. E ponto final.



Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras- https://www.facebook.com/sePalmeiras/



Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário