segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O Título Que Ninguém Quis Ganhar

Imagem extraída de https://www.facebook.com/JECoficial/



Terminou neste final de semana o Campeonato Brasileiro da Série B, cujo título só foi decidido na última rodada por pura falta de vontade e consistência das equipes.

Quando o campeonato teve seu início, credenciei o favoritismo ao Vasco e coloquei a Lusa e a Macaca como candidatas a surpresas. A Portuguesa fez uma campanha pavorosa, enquanto a Ponte e o Vasco apresentaram apenas lampejos além de carecerem de poder de decisão na reta final. O título acabou caindo no colo do Joinville, que nem de longe fez uma campanha exemplar, com muitos tropeços na reta final. O time catarinense perdeu para o fraco Oeste na última rodada e só não perdeu o troféu porque a Ponte Preta não passou de um empate contra o Náutico.

O troféu deveria ser o objetivo das equipes. Os times não têm a obrigação de vencer sempre, mas têm o dever profissional de, ao menos, tentar buscar o resultado. O título pareceu ser algo supérfluo para as equipes na Série B. Mais parecia que o acesso para a Primeira Divisão ou a permanência na Segundona já estava de bom tamanho para todas elas.

O pior é que isso não acontece apenas na Série B. O Cruzeiro foi campeão por antecipação na Série A por méritos próprios mas também porque foi muito ajudado pela falta de vontade e competência dos rivais, que desperdiçavam pontos em jogos fáceis e atuavam sempre de maneira conservadora ao invés de buscarem resultados melhores. O que se tem, como resultado disso, são campeonatos nivelados por baixo e os poucos times que demonstram um pouco de ousadia acabam se destacando.

O Botafogo e o Criciúma já caíram para a Série B em 2015, e devem ganhar a companhia de mais dois times, podendo ser o Bahia, o Vitória ou o Palmeiras. Independente de quem for rebaixado, a obrigação desses times não é apenas regressar ao lugar de onde nunca deveriam ter saído, como também lutar pelo título. Essas equipes são grandes demais para se deixarem nivelar com os rivais da Segundona e deveriam demonstrar isso em campo, goleando os adversários, jogando um futebol bonito e ficando com a bola o tempo todo.

São essas coisas que separam os times grandes dos pequenos e eu gostaria muito que as equipes que se consideram pertencentes à elite do futebol demonstrassem tais méritos em campo.

Parabéns ao Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí pelo acesso. Boa sorte a todos na Série A em 2015. Um desafio muito maior que subir de divisão será a manutenção das vagas na próxima temporada.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/JECoficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário