quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Último Esforço

Imagem extraída de https://www.facebook.com/riverplateoficial/



River Plate da Argentina e Atlético Nacional da Colômbia irão medir forças nas próximas duas quartas-feiras em busca do título da Copa Sulamericana. Ambos os times se classificaram com méritos, embora eu ache que bateram um pouco mais do que deveriam em campo.

Para o River, o título seria a cereja do bolo para uma era de renascimento. A equipe que viveu uma grande crise e amargou um rebaixamento em tempos recentes, ressurgiu com tudo, voltou a honrar seus tempos de glória e poderia coroar este grande momento com a conquista de um título internacional. Mais do que isso, a conquista da Sulamericana também coroaria a boa fase do futebol argentino, que já venceu a última Sulamericana como o Lanús, a Libertadores com o San Lorenzo e foi vice-campeã na última Copa do Mundo.

Para o Atlético, o título coroaria o ressurgimento do futebol colombiano, que voltou a encantar seus torcedores após dez anos sem títulos internacionais (a última vez que isso aconteceu foi com o Once Caldas, na Libertadores de 2004), além de ficar fora da Copa do Mundo durante tanto tempo (o retorno se deu nesta edição de 2014). A escola colombiana de futebol tem formado muitos atletas talentosos, habilidosos e que desfilam leveza em campo. O melhores já estão brilhando lá na Europa há algum tempo, mas alguns times como este Atlético Nacional sabem como tratar bem uma bola.

Nenhuma das duas equipes conquistou a Sulamericana, mas o River possui mais tradição em competições internacionais com dois títulos em Libertadores contra apenas um do Atlético. Essa tradição, sem dúvida, pesa durante a partida. Por outro lado, os colombianos podem fazer do fator altitude uma arma para abrir vantagem sobre os argentinos. O Atlético, no entanto, não conseguiu tirar proveito disto em partidas anteriores e chegou a tomar sustos do Vitória e do São Paulo.

Diante dos argumentos apresentados, acredito que o River é o favorito para a conquista do título inédito, seja pela tradição, seja pelo momento. Os Millonarios, além disso, terão o mando da partida de volta ao seu favor. E, como nós vimos, a torcida do Monumental de Núñez faz toda a diferença em favor de seu time.

Boa sorte a ambas as equipes e que vença a melhor.



Imagem extraída do Facebook oficial do Atlético Nacional- https://www.facebook.com/nacionaloficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário