segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ainda Falta Muita Coisa

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/


Assisti à final do Torneio Internacional de Futebol Feminino, realizado ontem. O Brasil, agora comandado por Vadão, precisava apenas de um empate contra a poderosa Seleção Norte-Americana para ficar com o penta da competição.

O Brasil fez valer o mando de campo e segurou o empate por 0x0, mas a partida deixou muito evidente a razão das norte-americanas serem as melhores do mundo junto com a Alemanha. A equipe dos Estados Unidos marcou melhor e não teve grandes dificuldades em chegar à área brasileira, principalmente no segundo tempo. A grande Marta, muito marcada, teve pouco espaço para demonstrar sua genialidade.

Então, a nossa Seleção Feminina não é tão boa como a imprensa afirma? Tivemos mais sorte do que méritos na conquista do título?

A resposta é "não".

Temos grandes jogadoras e também formamos grandes atletas. O fato de Marta ter sido eleita cinco vezes como melhor jogadora do mundo é reflexo disso. Temos uma grande escola de futebolistas femininas.

O grande problema é justamente a falta de investimento e também de divulgação do futebol feminino no Brasil. Eu não sei o nome de nenhuma equipe da modalidade. Nem sei se temos alguma liga de times profissionais de futebol feminino por aqui. Foi a mesma questão que eu mencionei a respeito do handebol no ano passado.

O reflexo disso apareceu na partida de ontem, com as norte-americanas melhores em campo. Nossas adversárias têm muito mais investimentos na modalidade, disputam uma liga profissional -a National Women's Soccer League (NWSL)- e possuem infra-estrutura adequada para treinarem. A preparação das norte-americanas, portanto, é melhor do que a das brasileiras e tal diferença apareceu em campo.

A CBF anunciou nesta semana a formação de uma "seleção feminina permanente", visando a Copa do Mundo (a ser realizada no próximo ano) e as Olimpíadas (a serem disputadas em 2016). É um bom começo, mas gostaria de ver a formação de uma liga profissional de futebol feminino, mais divulgação da modalidade e mais investimentos por parte de políticos, clubes e patrocinadores.

Há dezenas de meninas que adorariam defender a nossa Seleção e representar o nosso país em competições internacionais. O fato de nossa Seleção conseguir títulos e o fato de nossas jogadoras serem sempre muito respeitadas em nível internacional são um grande incentivo para que elas venham em busca desse sonho. Não faltam pessoas interessadas em jogar, mas faltam oportunidades para elas chegarem lá.

O Brasil se considera o país do futebol, mas poderia ser também o país do futebol feminino.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/



Leia mais:

ESPN- Por Copa e Olimpíada, Brasil terá seleção feminina permanente no futebol: http://espn.uol.com.br/noticia/469173_por-copa-e-olimpiada-brasil-tera-selecao-feminina-permanente-no-futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário