sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Douglas no Barcelona: Erro ou Acerto?

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona/



Eu me lembro quando Douglas surgiu no Goiás ao final da década passada. Era um lateral-direito promissor que chegou, inclusive, a ter passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira. Desde que se transferiu para o São Paulo em 2012, no entanto, o atleta foi muito irregular, alternando bons e maus momentos. Um de seus problemas é o mesmo de muitos laterais brasileiros: ataca e apóia muito, mas defende pouco.

Douglas transferiu-se para o Barcelona neste ano apesar de estar sendo bastante contestado no São Paulo. Suas parcerias com Pabón e Ademilson pelo lado direito não renderam o esperado, e os três atletas frequentemente deixavam espaço para os rivais atacarem por aquele lado.

Acredito que o clube catalão tenha trazido Douglas como um possível sucessor para Daniel Alves, por ambos compartilharem as características de serem bastante ofensivos. O baiano, porém, continuou firme e forte no lado direito do Barça apesar das constantes especulações de que o camisa 22 deixará o time blaugrana. E o ex-atleta do Goiás e São Paulo vem passando a maior parte do tempo no banco.

Pior: Douglas já começou sua passagem pelo clube pagando um mico. O lateral tentou fazer alguma embaixadas durante sua apresentação pelo clube espanhol e deixou a bola cair. Seguiram-se algumas poucas atuações marcadas muito mais pelas críticas do que pelos elogios.

Douglas ainda é jovem, tem apenas 24 anos e tem muito tempo para evoluir. Os critérios para a contratação do brasileiro, no entanto, foram bastante duvidosos pelo fato dele nunca ter sido unanimidade no Tricolor. Por que o Barcelona traria um atleta que estava em má fase no São Paulo? Se não conhecesse suas atuações pelo Goiás, diria que foi um péssimo negócio para o Barça.

Uma possibilidade para Douglas seria um empréstimo para um clube menor. Talvez, o atleta tenha sentido o peso da camisa ao atuar pelo São Paulo e pelo Barcelona. Com todo respeito ao Goiás, o Esmeraldino raramente aspira por grandes conquistas no Brasileirão e, portanto, o atleta não tem grandes responsabilidades. Atuando pelo São Paulo e pelo Barça, que têm a "obrigação" de conquistar os troféus, o jogador acaba sentindo a responsabilidade e raramente é perdoado pela exigente torcida, mesmo que cometa falhas pequenas.

Penso que ele poderia passar pelo Valencia, Athletic Bilbao ou Real Sociedad, clubes coadjuvantes na Espanha, mas que jogam um futebol leve, ofensivo e que não têm grandes aspirações na temporada. Com isso, Douglas não seria tão cobrado, poderia ganhar maturidade e, ao mesmo tempo, aprender no rico futebol espanhol, berço de um futebol que se notabilizou pela beleza aliada à eficiência.

Talvez tenha sido muito cedo para que Douglas assumisse a responsabilidade de defender um clube da grandeza do Barcelona.



Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona/


Leia mais:


ESPN- Jornais de Barcelona detonam mais uma atuação de Douglas: 'Não convence como lateral': http://espn.uol.com.br/noticia/465233_jornais-de-barcelona-detonam-mais-uma-atuacao-de-douglas-nao-convence-como-lateral

Nenhum comentário:

Postar um comentário