terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Será que Mereceram Mesmo?

Imagem extraída do Facebook oficial de Manuel Neuer- https://www.facebook.com/manuel.neuer/



Alguém aí pode me explicar os critérios que definiram os três finalistas para a Bola de Ouro em 2014?

Os escolhidos para a disputa do prêmio foram o goleiro alemão Manuel Neuer (foto acima -atleta do Bayern München), o atacante português Cristiano Ronaldo e o atacante argentino Lionel Messi.

Neuer é um excelente goleiro e fez boas campanhas neste ano, tanto pelo Bayern quanto pela Seleção Alemã, mas vejo atletas muito mais merecedores para concorrer à Bola de Ouro nos dois times defendidos por Neuer. Falo do winger holandês Arjen Robben (que fez uma Copa do Mundo fantástica e, injustamente, também ficou fora da disputa de 2013), do meia-atacante alemão Thomas Müller (que nunca é lembrado nas premiações individuais) e do zagueiro Mats Hummels (um monstro no Borussia Dortmund e na Mannschaft). Nada contra goleiros concorrerem à Bola de Ouro, mas penso que os colegas de Neuer são mais merecedores do troféu do que o arqueiro.



Imagem extraída do Facebook oficial de Cristiano Ronaldo- https://www.facebook.com/Cristiano/



Ronaldo (foto acima) merece concorrer por ter faturado a Champions League, mas ele fez uma Copa do Mundo bem abaixo das expectativas por estar lesionado. Além disso, o Real Madrid contou com dois wingers que mereciam, ao menos, alguma menção pela conquista da competição européia. Falo do galês Gareth Bale e, principalmente, o argentino Ángel Di María, com este último fazendo grandes exibições na Champions e na última Copa do Mundo. O craque luso sempre é considerado o protagonista do time merengue, mas os dois pontas foram fundamentais para o time madrilenho na conquista da Champions.



Imagem extraída do Facebook oficial de
Lionel Messi- https://www.facebook.com/LeoMessi/



Por fim, vamos à polêmica mais dolorosa. Quem me acompanha aqui no blog, sabe que sou fã incondicional de Lionel Messi (à direita na foto acima). Mas, sejamos francos, o argentino não conquistou nenhum título pelo Barcelona ou pela Seleção Argentina neste ano. Ele até foi bem na última Copa do Mundo, mas penso que Di María, Müller, Robben, James Rodríguez ou Hummels tiveram desempenho superior à Pulga no último mundial. Pelo clube Blaugrana, Messi passou parte da temporada brigando contra as lesões e seu desempenho foi um pouco abaixo das expectativas na última temporada. Para um fã do argentino, dói escrever tudo isto, mas reconheço que houveram atletas com desempenhos superiores ao de Messi na temporada.

E dos três atletas, quem vai ganhar o prêmio? Acredito que Ronaldo ficará com o troféu. Ele se destacou muito mais do que os outros dois, levando-se em conta que o Bayern, o Barcelona e a Seleção Alemã são times que priorizam em demasia o aspecto coletivo, dificultando que os talentos individuais tenham destaque.

Se eu tivesse que escolher um dos três candidatos, ficaria com Neuer mesmo. Ele conquistou mais títulos do que os dois concorrentes e a Bola de Ouro seria uma maneira para a Seleção Alemã encerrar o ano com chave de ouro pelo magnífico desempenho apresentado em 2014. Mas como a Bola de Ouro premia talentos individuais e não o coletivo, acredito que o arqueiro é o que menos possui chances de ficar com o prêmio.



Leia mais:

Globo Esporte- Cristiano Ronaldo e Messi disputarão Bola de Ouro com o alemão Neuer: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/12/cristiano-ronaldo-e-messi-disputarao-bola-de-ouro-com-o-alemao-neuer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário