domingo, 7 de dezembro de 2014

Reciclagem de Jogador

Imagem extraída do Facebook oficial do Santos- https://www.facebook.com/santosfc/



Leandro Damião no Cruzeiro e Emerson Sheik no Atlético Mineiro. Caso as duas especulações se confirmem, os dois clubes mineiros darão continuidade à fórmula que os consagrou nestes dois últimos anos ao oferecer oportunidades a atletas consagrados mas que andam em baixa em seus respectivos clubes.

Damião estava badalado no Internacional -clube que o revelou- até 2012, quando teve passagens pela Seleção e era frequentemente especulado no Tottenham. Mas de 2013 pra cá, sofreu com muitas lesões, caiu de rendimento e foi parar no Santos onde custou muito e rendeu pouco.

Emerson teve passagens vitoriosas por Flamengo (2009), Fluminense (2010) e Corinthians (2011 a 2013). Ele, inclusive, foi fundamental para a "temporada perfeita" do Timão, com a conquista da Libertadores e do Mundial Interclubes de 2012. Porém, seu rendimento caiu vertiginosamente no segundo semestre de 2013. Acabou cedido ao Botafogo onde alternou bons e maus momentos. Dispensado do Glorioso após desentendimentos com os dirigentes, Sheik está sem jogar e apenas aguarda até janeiro, quando deve se reapresentar ao Coringão. Se ele será reintegrado ao elenco, dependerá de quem for o próximo treinador.

Raposa e Galo estruturaram seus grandes elencos contratando jogadores de sucesso, mas que estavam em má fase em seus respectivos clubes. Quem não se lembra quando o Atlético trouxe Richarlyson em 2011 (que estava em má fase no São Paulo) e Ronaldinho Gaúcho em 2012 (lembrado mais pelas polêmicas do que pelo futebol no Flamengo)? O arquirrival Cruzeiro foi ainda mais longe e "reaproveitou" ainda mais jogadores em baixa, como Dagoberto (em baixa no São Paulo e depois no Inter), Borges (em decadência no Santos), Júlio Baptista (pouco aproveitado no Málaga) e Marcelo Moreno (encostado no Grêmio).

Penso que não há clubes mais apropriados para que Damião e Emerson possam se reerguer. Os clubes têm a filosofia adequada para que a dupla recupere seu futebol e, quem sabe, possa reviver seus dias de glória. Ademais, Raposa e Galo disputarão a Libertadores e os dois jogadores têm experiência na competição. Damião foi campeão em 2010 pelo Inter e Emerson ergueu uma taça em 2012 pelo Timão.

Ainda não é certeza que Damião e Emerson mudarão de clubes na próxima temporada, mas que isso teria grandes chances de dar certo, com certeza teria, baseando-se nos sucessos anteriores de Raposa e Galo.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/BotafogoOficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário