sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Os Melhores de 2014 no Vôlei Brasileiro

Imagem extraída do site oficial da FIVB- http://www.fivb.org/



O ano de 2014 foi de alegrias e frustrações para o vôlei brasileiro. Nossas seleções chegaram com times fortíssimos para os quatro campeonatos disputados, mas conseguimos apenas um título -o Grand Prix do vôlei feminino- a despeito da força de nossas equipes.

Nossos atletas, no entanto, não deixaram nenhuma competição de mãos vazias. Os meninos comandados por Bruninho ficaram com o vice na Liga Mundial -perderam para os Estados Unidos- e também no Mundial da categoria, em uma partida bastante polêmica contra os poloneses, donos da casa. Aliás, o Mundial Masculino terminou em confusão e muitos integrantes de nossa Seleção foram punidos em decorrência disso. As meninas, lideradas por Fabiana Claudino, conquistaram o bronze no mundial, além do já mencionado ouro no Grand Prix.

Fomos muito bem representados nas quatro competições e mostramos a força de nossa escola de vôlei. Cada um dos atletas e treinadores honraram o nosso país e o nosso esporte.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/rexonaades/



Pelos clubes, vimos o Unilever/Rio de Janeiro (foto acima) conquistar o heptacampeonato da Superliga Feminina e também o Sada/Cruzeiro (foto abaixo) conquistar seu segundo título na Superliga Masculina.

Infelizmente, nossos clubes não conseguiram títulos em seus respectivos mundiais. Ao menos, vimos o Molico Nestlé (vice-campeão) e o Sesi São Paulo (3º lugar) representarem muito bem o nosso país e o nosso vôlei lá na Suíça com boas campanhas. Aliás, gostaria de ver mais atletas do Sesi (em especial, a ponteira Suelle) em nossa Seleção, afinal o Sesi não é só Fabiana e o time vem fazendo boas campanhas nos últimos meses. No Mundial de Clubes Masculino, o Sada decepcionou e teve de se contentar com o 4º lugar, após derrotas para o Belogore Belgorod (da Rússia) e para o UPCN (da Argentina). Foi uma pena, pois a geração de Wallace e Leal merecia coroar a boa campanha em 2013-14 com uma medalha.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/SadaCruzeiro/



A respeito dos destaques individuais, destaco o ponteiro Ricardo Lucarelli (do Sesi) e a líbero Camila Brait (do Molico Nestlé). Eu acredito que os dois foram os que mais se destacaram pelo vôlei brasileiro neste ano de 2014.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/sesisp.volei/



Lucarelli (foto acima) foi o meu eleito por ter sido o atleta mais regular ao longo do ano. Suas atuações foram muito boas de modo geral, tanto pelo seu clube (Sesi) quanto pela nossa Seleção. Ele, inclusive, foi eleito o melhor de sua posição no Mundial disputado na Polônia. Ele e o também ponteiro Murilo, aliás, foram os únicos brasileiros a fazerem parte do dream team do Mundial. Mais um reconhecimento pela qualidade técnica de nossos atletas e também pela força de nosso time.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Camila-Brait/



Entre as meninas, fiz uma escolha um tanto polêmica e elegi a líbero Camila Brait (foto acima) como destaque. E por que não Fabiana, Sheilla ou Thaísa? As três atletas mencionadas brilharam em 2014 e, inclusive, foram homenageadas em premiações individuais.

Escolhi Camila porque a líbero está em boa fase e apresentou o desempenho mais regular do ano, tanto pelo seu clube (Molico) quanto pela Seleção, a exemplo da minha escolha por Lucarelli. Camila também teve de lidar com uma grande e inesperada responsabilidade ao substituir Fabizinha na Seleção. A atleta do Unilever, repentinamente, anunciou sua aposentadoria da Seleção ao final da temporada 2013-14 e Camila não apenas assumiu a missão numa boa como também demonstrou muita maturidade e qualidade técnica para a função.

Conta ainda o fato de Camila se destacar em um esporte onde, teoricamente, apenas as grandonas têm vez. E bons líberos são difíceis de se encontrar aqui no Brasil. A Seleção Masculina ainda está órfã de Serginho (ainda em atividade no Sesi) para se ter uma ideia disso.

Nada, no entanto, decepcionou mais no vôlei brasileiro do que alguns de nossos dirigentes. Novas denúncias de irregularidades envolvendo cartolas da CBV e o patrocínio do Banco do Brasil foram feitas pela emissora ESPN.

Prometo fazer um post a respeito assim que obtiver mais informações, mas faço coro ao protesto de nossos atletas. Nosso vôlei vem sofrendo com os muitos clubes que estão fechando as portas por falta de verba e ainda surgem denúncias dessa gravidade...


vôlei, jogadores Cruzeiro e Sesi, nariz de palhaço (Foto: David Abramvezt)
Imagem publicada em http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/12/contra-corrupcao-atletas-de-cruzeiro-e-sesi-sp-usam-narizes-de-palhaco.html



Leia mais:

ESPN- Fraudes, favorecimentos e 'gerenciamento impróprio': relatório da CGU confirma e amplia denúncias do 'Dossiê Vôlei' da ESPN: http://espn.uol.com.br/noticia/467085_fraudes-favorecimentos-e-gerenciamento-improprio-relatorio-da-cgu-confirma-e-amplia-denuncias-do-dossie-volei-da-espn

ESPN- Banco do Brasil suspende patrocínio da CBV após relatório da CGU confirmar denúncias do 'Dossiê Vôlei' da ESPN: http://espn.uol.com.br/noticia/467403_banco-do-brasil-suspende-contrato-com-a-cbv-apos-relatorio-da-cgu-confirmar-denuncias-do-dossie-volei-da-espn

Nenhum comentário:

Postar um comentário