quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Temporada de Fofocas

Imagem extraída do Facebook oficial do Fluminense- https://www.facebook.com/FluminenseFC/



Com o fim da temporada 2014 do futebol brasileiro, a imprensa não tem muito o que falar a respeito dos clubes daqui. A maioria dos times está em férias e poucas notícias a respeito do futebol nacional aparecem.

Resta à imprensa focar em outras modalidades, no futebol internacional e, principalmente, nas transferências de atletas. A cada final de temporada os clubes vão às compras -em especial, os que vão disputar a Libertadores- ou, então, dispensam dezenas de atletas.

O anseio por contratações e dispensas gera muitas especulações a respeito dos assuntos. A grande maioria das notícias veiculadas são, de fato, interesse dos clubes, mas a grande maioria não passa de boato.

O fim da parceria do Fluminense com a patrocinadora Unimed, por exemplo, gerou dezenas de especulações a respeito dos atletas do Time das Laranjeiras. Fred (foto acima) estaria na mira de Cruzeiro e do Palmeiras. Conca seria alvo do São Paulo e do Verdão. Cavalieri poderia retornar ao Palestra. E assim por diante. Esses supostos interesses dos clubes foram divulgados em diversos sites e jornais, mas sem muita profundidade. Não passam, portanto, de rumores. Por enquanto.

A questão é que tais rumores acabam gerando um grande clima de euforia ou apreensão em torcedores dos clubes envolvidos. Quando a expectativa não se cumpre, a diretoria é incompetente porque não trouxe o jogador, o presidente que é um "mão-de-vaca", os torcedores protestam querendo jogador, e por aí vai. E se o negócio fecha, é o clube que perdeu o atleta que é o alvo dos protestos porque não teve "competência para segurar o jogador" e o futebolista é taxado de "traidor" e "mercenário".

É claro que a mídia quer audiência ou a venda de jornais, mas gostaria que meras especulações não fossem divulgadas com tanto sensacionalismo, afinal são apenas especulações. E os torcedores, da mesma forma, gostaria que não criassem tantas expectativas a respeito de tais histórias. Os clubes possuem limitações financeiras e podem não ter recursos suficientes para trazer ou manter os jogadores mencionados.

Lembrem-se de que são apenas especulações, e não negócios concretizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário