terça-feira, 29 de junho de 2021

Jogo de Oscilações

Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020



Suécia e Ucrânia fizeram o último duelo válido pelas oitavas-de-final da Euro 2020 -que eu chamo de "Euro 2021". A partida, que terminou com vitória da seleção do Leste Europeu, oscilou bastante ao longo de seu desenrolar: começou empolgante, tornou-se monótona e terminou dramática.

A Suécia foi a campo em seu tradicional 4-4-2 mas com Kulusevski no lugar de Berg. A Ucrânia, por sua vez, entrou em 3-4-3 e, finalmente, tivemos o meia/lateral Oleksandr Zinchenko atuando aberto pela esquerda onde, devo adiantar, fez toda a diferença na partida de hoje.

A Zbirna começou propondo o jogo tocando a bola desde a defesa. A Sverige, por sua vez, esperou com linhas recuadas em seu próprio campo. Os ucranianos começaram atacando pelo lado esquerdo por onde Zinchenko abriria o placar com um chutaço de fora da área.



Ucrânia, em 3-4-3, ataca principalmente pela esquerda com
Zinchenko se infiltrando ou articulando jogadas por aquele
lado. Suécia espera em 4-4-2 e tenta jogar nos erros com seus
dois atacantes (imagem obtida via this11.com).



A Ucrânia, porém, comete o erro de abrir mão da posse de bola e abaixar sua marcação. Embora possua jogadores grandes, a Zbirna mostrou-se muito ruim sem a redonda e tudo o que fez foi oferecer um convite para os suecos atacarem.

A Suécia adianta suas linhas e o meia Forberg passa a atuar como um atacante pela esquerda. O camisa 10 empata para a Sverige no final do primeiro tempo e passa a infernizar a defesa ucraniana por aquele lado, seja infiltrando ou acionando os atacantes.

A Zbirna passa, então, a aproveitar o buraco deixado por Forsberg e joga mais pelo lado direito com Karavayev e Yarmolenko. Os ucranianos conseguem invadir a área de Olsen mas perdem pelo menos duas chances claras de gol.

O cansaço e o medo de se arriscar, porém, passam a assolar os dois times e as equipes diminuem o ritmo visivelmente à espera da prorrogação. O jogo tornou-se chato com ambas as seleções abdicando do ataque e apenas deixando o tempo passar.



Suécia adianta Forsberg pelo lado esquerdo e o meia consegue
empatar o jogo. Ucrânia se defende em 5-4-1 e contra-ataca
pelo espaço deixado por Forberg, com Karavayev e Yarmolenko
tentando acionar Yaremchuk (imagem obtida via this11.com).



Ambos os treinadores realizam suas substituições no tempo extra mas o jogo é interrompido várias vezes em virtude de lesões ou de faltas violentas. O zagueiro Danielson é expulso direto após quase quebrar a perna do atacante Besyedin. A temperatura da partida sobe com direito a bate-boca entre os técnicos Shevchenko e Janne Andresson.

A Suécia tenta se segurar em 4-4-1 e tenta levar o jogo para os pênaltis. A Ucrânia aproveita os espaços e tenta decidir o jogo mas se afoba na tomada de decisões. No início do segundo tempo extra, Zinchenko cruza na medida para Dovbyk classificar a Zbirna para as quartas-de-final.



Suécia, com um jogador a menos, se segura em 4-4-1 o quanto
pode mas acaba sucumbindo diante da superioridade numérica
e da insistência ucraniana. Zinchenko, novamente, faz a diferença
ao atacar pelo lado esquerdo (imagem obtida via this11.com).



Ucrânia faz história e está nas quartas-de-final da Eurocopa pela primeira vez desde a sua separação da União Soviética. A Zbirna realiza o feito com méritos e um pouco de sorte -a expulsão de Danielson e um rival acessível nas oitavas. Fica, porém, o aviso para que o time valorize mais a posse de bola, sobretudo nos momentos em que precisa amarrar o jogo, afinal a defesa ucraniana é muito insegura.

Suécia realiza uma campanha dentro das expectativas. Poderia ir mais longe se fosse mais ousada, afinal conta com bons jogadores ofensivos, em especial Forsberg e Isak. Não é errado jogar defensivamente mas a Sverige tem time para se impor e também para brigar por algo mais.

Foi um bom jogo mas, definitivamente, foi a pior partida destas oitavas-de-final. É compreensível que as equipes tenham de ser cautelosas, afinal um único erro pode significar a eliminação, mas ambos os time tinham recursos para jogar mais bola.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário