domingo, 13 de junho de 2021

Não, Bushchan!

Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020



Tivemos hoje o jogo mais emocionante da Euro 2021 até o momento, o embate entre Holanda e Ucrânia que terminou em 3x2 para a Oranje. O resultado, porém, poderia ter sido diferente se o goleiro ucraniano Heorhiy Bushchan tivesse mais sorte em dois lances que foram capitais para o placar.

A Holanda fez jus à sua tradição ofensiva e foi para cima. A Oranje, em 3-5-2, adiantou suas linhas e fez um cerco em torno do gol ucraniano. Os holandeses alternavam o Tiki-Taka com a intensidade conforme a necessidade.

A Ucrânia se defendia em 4-1-4-1 e contra-atacava em 4-5-1 ou 4-3-3. Os lateral Zinchenko, surpreendentemente, foi escalado centralizado ao invés de aberto pela esquerda. Yarmolenko, pela direita, foi o jogador que mais incomodou o goleiro Stekelenburg, seja infiltrando ou cruzando.

O jogo foi bastante equilibrado no primeiro tempo, com ambos os times valorizando a posse da bola e, incrivelmente, sem muitas faltas. A Ucrânia, apesar de ter jogadores maiores, não conseguia se impor fisicamente diante dos holandeses. O treinador Shevchenko foi obrigado a queimar uma alteração logo na primeira etapa com a lesão de Zubkov -Marlos entrou em seu lugar.

A Holanda criou as chances mais claras de gol mas o goleiro Bushchan realizou grandes defesas e garantia o empate no primeiro tempo.



Holanda, em 3-5-2-, faz o cerco em torno do gol de Bushchan e
troca passes em busca de espaços para infiltração. Ucrânia (já
sem Zubkov, lesionado) defende em 4-1-4-1 e contra-ataca em
4-3-3 ou 4-5-1 adiantando o meio-de-campo (imagem obtida
via this11.com).



A Holanda, insistindo com a pressão, abre o placar após o goleiro Bushchan rebater uma bola para frente devidamente interceptada por Wijnaldum. Minutos depois, o lateral Van Aanholt cruza uma bola para Weghorst ampliar para a Oranje.

O treinador holandês, Frank De Boer, porém, se precipitou e recuou o time cedo demais ao trocar Blind e Van Aanholt por Aké e Wijdal, respectivamente. A Ucrânia trocou Marlos por Shaparenko, adiantou o meio-de-campo e encurralou a Oranje. Yarmolenko, soltando um petardo pela direita, e Yaremchuk, após cobrança de falta, empataram.

O goleiro Bushchan, porém, errou de novo ao devolver uma bola no lateral Wijdal, que encontrou Dumfries na área, que não perdoou. 3x2 para a Holanda.



Ucrânia em 4-3-3/4-5-1 adianta suas linhas, encurrala Holanda e
consegue o empate. O goleiro Bushchan, porém, erra novamente
ao devolver uma bola em Wijndal e acaba comprometendo o
resultado (imagem obtida via this11.com).



Holanda vence mostrando o que tem de melhor: ofensividade, toque de bola, dinamismo e intensidade. Quase pagou, porém, pela precipitação de Frank De Boer que recuou a equipe cedo demais o invés de "matar" logo o jogo.

Ucrânia mostra que pode sonhar com algo mais do que a vaga nas oitavas-de-final com o futebol e a determinação demonstrada em campo. Deu azar, porém, com os erros individuais do goleiro Bushchan que foram determinantes para o resultado.

O nível demonstrado na partida de hoje foi muito bom e deixa evidente o equilíbrio neste Grupo C. Foi uma partida decidida nos pequenos detalhes mas que não seria de todo injusto que terminasse empatada.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário