sábado, 19 de junho de 2021

Ruim para Ambas as Partes

Imagem extraída de www.facebook.com/FCBayern



Espanha e Polônia foram a campo com a necessidade de vencer. Ambos precisavam reagir para não se complicar na tabela e também para apagar a má impressão deixada em suas respectivas estreias. E ambos os times voltaram a decepcionar em campo.

A Espanha foi a campo em um 4-3-3 variando para 4-4-2 com Gerard Moreno alternando a função de ponta direito e segundo atacante. O jogador do Villarreal, aliás, foi titular hoje no lugar de Ferran Torres. A Furia até foi mais perigosa em relação à estreia contra a Suécia mas ainda finalizava ou infiltrava pouco na área.

A Polônia utilizou um 4-4-2 "remendado" devido à ausência de Krychowiak, expulso durante a derrota diante da Eslováquia. Os Biało-Czerwoni, porém, utilizaram muito mal o elenco que tinham em mãos. Poderiam se valer do tamanho de seus jogadores grandões para se impor fisicamente diante dos "baixinhos" espanhóis. Ou usar Lewandowski para abrir espaços para os companheiros se infiltrarem na zaga espanhola.

A Furia, como sempre, ditou o ritmo do jogo, adiantando linhas e trocando passes próximo à área de Szczęsny. Não havia, porém, um Xavi ou um Iniesta para descobrir algum atacante livre na área e os espanhóis tentavam as jogadas pelos lados, principalmente pela esquerda com Dani Olmo e Jordi Alba.

A insistência espanhola foi premiada com um gol do contestado Álvaro Morata após jogada pela direita de Gerard Moreno. Tudo indicava que a Furia poderia apagar a má impressão deixada na estreia. Porém...



Espanha pressiona em 4-4-2 variando para 4-3-3, com Gerard
alternando as funções de ponta-direito e segundo atacante.
Polônia, em 4-4-2, praticamente se resume a defender durante
todo o primeiro tempo (imagem obtida via this11.com).



Polônia arregaça as mangas no segundo tempo e busca o empate, adiantando suas linhas e se impondo fisicamente. Lewandowski, em uma bola levantada na área, vence os "baixinhos" espanhóis e empata a partida para os Biało-Czerwoni.

Espanha responde e consegue um pênalti após pisão de Moder em Gerard Moreno dentro da área em lance revisado pelo VAR. O próprio camisa 9 bate mas acerta o poste de Szczęsny. Álvaro Morata tenta pegar o rebote e manda a bola para fora.

A Polônia até esboça uma reação mas não tarda a recuar sua equipe, aparentemente satisfeita com o empate. Espanha insiste em busca do gol mas perde muitas chances claras e ainda vê o time perder a intensidade devido ao cansaço.



Polônia reage no segundo tempo mas parece satisfeita com o 
empate e se limita a marcar. Espanha tenta uma pressão final mas
esbarra no cansaço de seus jogadores (imagem obtida via this11.com).



Espanha e Polônia decepcionam novamente. Ambos os times precisavam do resultado para não se complicarem e chegam à última rodada pressionados. Furia, embora tenha melhorado, continua demonstrando pouco repertório além do já manjado Tiki-TakaBiało-Czerwoni poderiam brigar por algo mais do que o empate a despeito do elenco com poucos recursos.

Luis Enrique e Paulo Sousa deveriam ter utilizado os resultados obtidos na primeira rodada como aprendizado, mas parece que preferem abraçar suas respectivas convicções a tentar algo diferente. E o resultado foi um empate ruim para ambas as partes.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário