domingo, 6 de junho de 2021

(Mais) Um Ano Sem Interusp

Imagem extraída de www.facebook.com/Interusp



Domingo, último dia do feriado prolongado de Corpus Christi. Dezenas de alunos da Universidade de São Paulo deveriam estar regressando à seus respectivos campi após passarem o final de semana no InterUSP, uma competição esportiva organizada pelas atléticas das próprias faculdades.

O evento não foi realizado devido à pandemia a exemplo do que ocorrera em 2020. Festas e esportes não são serviços essenciais. Nenhum troféu ou balada compensaria o risco de se disseminar o vírus, seja pelo contato físico entre os estudantes, seja pelo deslocamento até alguma cidade do interior. É preciso, portanto, parabenizar a atitude das atléticas que tiveram o bom senso de, mais uma vez, cancelar a competição.

Há, no entanto, prejuízos irremediáveis. Ingressamos nas faculdades com o objetivo de obtermos o diploma e, com isso, nos qualificarmos para o mercado de trabalho ou nos dedicarmos às pesquisas. As universidades, no entanto, oferecem muito mais do que ensino ou ciência: a integração com os colegas (que podem vir a se tornar uma network no futuro), o orgulho de se representar uma instituição através do esporte, oportunidades de viagens/intercâmbios e várias outras possibilidades. Como eu escrevi em outro post, a "universidade é um verdadeiro universo de possibilidades".

As festas e as competições esportivas são grandes oportunidades de se aproveitar a universidade além das aulas e das pesquisas. É através de tais eventos que o estudante pode criar vínculos de amizade, superar certas dificuldades pessoais (timidez, irritação, solidão, ...), descobrir talentos ocultos e aprender outros valores que as salas de aula não ensinam.






Eu, quando fui aluno, vinha para a faculdade apenas para estudar. Eu jamais fui ao InterUSP, como contei em outro post, e provavelmente jamais irei. Posso afirmar que deixei de aprender muitas coisas ao deixar de frequentar tais eventos e só pude compreender sua importância enquanto eu monitorava os alunos da Farmácia em aula.

Pude compreender e aprender muitos destes valores tardiamente graças aos alunos que monitorei. Eles permitiram que eu enxergasse a universidade por outros ângulos que eu jamais veria com a mente fechada que eu possuía enquanto eu estava na graduação. Se eu tivesse me envolvido mais com a minha faculdade, talvez eu até fosse uma pessoa melhor.

Eu sempre encorajo os graduandos para que aproveitem ao máximo o que a universidade tem a oferecer, não apenas o ensino e a pesquisa. Eu mesmo deixei de aprender muita coisa fora das salas de aula devido à minha apatia.

O InterUSP seria uma perfeita oportunidade para que tais valores fossem aprendidos. Os alunos perderam uma grande oportunidade de aproveitar a universidade em outros aspectos mas, como escrevi, nenhuma festa ou troféu pagaria pela saúde de uma pessoa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário