Espanha arrasa Geórgia. 4x1 foi pouco (imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024). |
A azarona Geórgia chegou a estar à frente no placar diante da favorita Espanha mas os Jvarosnebi cometeram um erro muito grave: mexeram com os brios da Furia. Os ibéricos, determinados, não queriam apenas virar a partida mas dar uma lição ao rival do Leste Europeu. Os comandados de Luis de la Fuente não tiveram piedade e massacraram o time de Willy Sagnol durante a segunda etapa.
De la Fuente resgatou os titulares (que haviam descansado contra a Albânia) e escalou seu time no mesmo 4-2-3-1 utilizado contra a Itália. Sagnol, por sua vez, formou a Geórgia em 5-4-1 variando para 5-3-2 dependendo do posicionamento de Kvaratskhelia.
A Furia tratou de dar seu cartão de visita com marcação alta e muitas jogadas pelos lados, mas a linha de cinco georgiana impediu os ponteiros espanhóis de cruzarem bolas. A Espanha, então, tratou de trazer seus zagueiros para ajudar na frente mas os Jvarosnebi aproveitaram para fazer um contra-ataque com Kakabadze e Kvaratskhelia. Laporte tentou bloquear o chute mas empurrou contra a própria meta.
A Espanha passou a martelar a defesa da Georgia mas não conseguia vencer o goleiro Mamardashvili que realizou ótimas intervenções. Kakabadze e Kvaratskhelia deram mais alguns sustos na Furia em escapadas pelos lados. Os ibéricos, porém, passaram a arriscar mais chutes de fora da área com seus meias até que Rodri conseguiu empatar em um lance desses.
Espanha, em 4-2-3-1, acelera o jogo pelos lados e arrisca chutes de fora da área com seus meio-campistas. Geórgia, em 5-4-1, responde pelos lados com Kakabadze e Kvaratskhelia (imagem obtida via this11.com). |
Fabián Ruiz, de cabeça, vira o jogo para a Espanha logo no início da segunda etapa. A Furia, ao invés de diminuir o ritmo com a vantagem, decide humilhar a Geórgia e segue no ataque. Nico Williams, em contra-ataque pela esquerda, e Dani Olmo, pelo centro, ampliam para os ibéricos. Mesmo com os Jvarosnebi entregues, os espanhóis tentaram fazer ainda mais gols em uma clara demonstração de superioridade.
Espanha reafirma seu estilo de jogo e vai às quartas-de-final com méritos. De quebra, a Furia manda um recado para seus adversários mostrando que não vieram à Euro 2024 a passeio. Geórgia se despede fazendo campanha histórica mas esbarrando na superioridade de seu adversário. E os Jvarosnebi conhecem da pior maneira que não se subestima uma equipe tricampeã na competição.
Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024 |