sábado, 16 de agosto de 2014

A Hora de Parar?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/equipedefrance/



Mais três atletas anunciaram nesta semana que não mais defenderão as seleções de seus respectivos países. Os wingers franceses Franck Ribéry (foto acima), Samir Nasri e o zagueiro alemão Per Mertesacker afirmaram que estão se aposentando de seus times nacionais.

O lateral alemão Philipp Lahm, o meia espanhol Xavi e o centroavante alemão Miroslav Klose já haviam anunciado suas respectivas aposentadorias de suas seleções há pouco tempo atrás.

Escrevi em meu post que homenageou Klose e Xavi que a aposentadoria é um "mal necessário", um processo natural em que os times se desprendem de seus atletas de idade considerada avançada para que atletas mais jovens tenham a oportunidade de defenderem suas seleções algum dia. Em outras palavras, nenhuma equipe terá a oportunidade de se renovar e se revitalizar se os veteranos, por melhores que sejam, não "largarem o osso". Do contrário, pode acontecer como a França e Itália em 2010 ou como a Espanha em 2014, com as equipes tendo mudado pouco suas maneiras de atuarem e também a base de seus elencos, sendo que algumas acabaram poe se estagnar no processo.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/equipedefrance/



Hoje, contudo, gostaria de levantar uma discussão rebatendo o artigo que em mesmo escrevi no começo desta semana. Pergunto: até que ponto Nasri, Ribéry e Mertesacker foram sensatos ao dizerem adeus às suas respectivas seleções? Não teria sido um ato precipitado, decidido por influência dos colegas que fizeram o mesmo?

Um amigo certa vez pontuou como é importante a troca de experiência entre veteranos e novatos. Não seria interessante que um garoto como Yaya Sanogo tivesse a oportunidade de atuar ao lado dos habilidosos Nasri e Ribéry, tendo a oportunidade de aprender algo com eles? Ao mesmo tempo, não seria interessante que os experientes Lahm e Mertesacker pudessem trocar alguns passes com garotos como Lasogga e, ao mesmo tempo, pudessem confiar ao novato a responsabilidade de defender o time principal da Alemanha?

Acredito que esses atletas ainda teriam lenha para queimar pelo menos até a próxima Eurocopa, a ser realizada na França em 2016. Ribéry estará com 33 anos, Nasri com 29 e Mertesacker com 31.

Obviamente, aposentar-se é uma decisão puramente pessoal e deve partir do próprio atleta. O jogador é quem deve julgar se está confortável em sua equipe e se ele sente quando sua missão já terminou. Você deve ter lido em seu livro de auto-ajuda preferido que nenhuma pessoa sentirá bem se estiver sacrificando a própria felicidade em detrimento à satisfação de outros. Pode parecer egoísmo, mas nós também temos o direito de saborear os frutos que colhemos de nosso trabalho.

Que Franck, Samir e Per sejam muito felizes e apreciem suas respectivas aposentadorias da melhor maneira possível, saboreando tudo o que conquistaram até aqui em suas respectivas seleções.

Muito obrigado, campeões!



Imagem extraída do Facebook oficial de Per Mertesacker-
https://www.facebook.com/mertesacker.per/

Nenhum comentário:

Postar um comentário