quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Southampton: Uma Fábrica de Talentos


Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton-
https://www.facebook.com/southamptonfc/


O que jogadores como Gareth Bale, Theo Walcott, Alex Oxlade-Chamberlain, Luke Shaw e Adam Lallana têm em comum? Todos eles jogam ou jogaram por gigantes da Premier League: Bale pelo Tottenham, Theo e Ox pelo Arsenal, Shaw pelo Manchester United, e Lallana pelo Liverpool. Porém, muito antes destes atletas vestirem as camisas dos grandes times ingleses, eles passaram pelas categorias de base do modesto Southampton FC, clube sediado na cidade homônima que voltou há pouco tempo a primeira divisão do futebol inglês e que pode ser considerado uma verdadeira fábrica de talentos.

Conheci em 2009 um professor da Universidade de Southampton (University of Southampton) durante um evento científico. Conversamos um pouco sobre futebol e o docente fez apenas algumas menções a respeito do time da cidade, do qual eu nunca tinha ouvido falar. Mal sabia eu que aquele time, então na segunda divisão do futebol inglês, voltaria com tudo à Premier League alguns anos depois e faria belíssimas campanhas a despeito de não ter as cifras de um City ou de um Chelsea, ou a tradição de um United ou de um Liverpool.

O Southampton é um clube fundado no ano de 1885 na cidade homônima. Sua existência sempre foi vinculada à Igreja de Saint Mary, o mesmo nome do estádio da equipe. Tal relação fez com que o time recebesse o simpático apelido de "The Saints" ("Os Santos" em inglês).

A equipe sempre passou por muitos altos e baixos ao longo de sua existência. Foram muitos rebaixamentos e acessos desde a sua fundação até os dias de hoje. Após uma grave crise quando os Saints foram parar na terceira divisão do Campeonato Inglês, a equipe engrenou no começo da década e fez o seu retorno triunfal à Premier League em 2012. O atacante Rickie Lambert, que esteve presente na Copa do Mundo 2014 e recém-contratado pelo Liverpool, foi um dos protagonistas dessa ascensão


Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton- https://www.facebook.com/southamptonfc/

Os segredos do Southampton? Investir em atletas jovens e também na formação de jogadores para compensar a falta de recursos para se contratar nomes de peso. No caso, a equipe tem um misto de sorte e de bons instrutores capazes de encontrarem bons talentos nas bases. Tanto que três dos 23 atletas que disputaram o último mundial pela Inglaterra são crias da base dos Saints. Lallana, Oxlade-Chamberlain e Shaw estiveram aqui no Brasil em junho. Isso sem falar em Lambert, que foi revelado pelo Liverpool mas atuava pelo Southampton quando foi convocado para jogar a copa, e também em Walcott, que era presença certa mas ficou fora por ruptura de ligamento cruzado. A qualidade técnica também agrada e os jogadores sabem atuar sem rifar a bola.

Os Saints fizeram bonito na Premier League 2013-14, conquistando um surpreendente sétimo lugar e, por apenas dois pontos, não conseguem chegar à Europa League. O Southampton também chegou a arrancar pontos de Arsenal, Manchester United e Manchester City na temporada passada.

A sina do Southampton, no entanto, é a mesma das equipes consideradas coadjuvantes. Basta algum atleta fazer sucesso e logo aparecem os grandes clubes atrás dos seus principais jogadores. E os Saints, não tendo como segurar suas estrelas, precisam repetir o ciclo de garimpar novos talentos em suas bases ou em clubes menores para formar equipes competitivas para as temporadas seguintes. Neste final de temporada, foram embora Shaw, Lallana, Lambert e Lovren.

A "tragédia", contudo, pode se transformar em "benção" se o Southampton mantiver a tradição e continuar revelando mais talentos em seu celeiro de craques. O fato dos Saints perderem muitos atletas importantes, obriga o clube a ter de recorrer mais vezes às suas bases e continuar revelando talentos para o futebol inglês e, por que não, também para o futebol mundial.

Quem sabe algum novo Bale, Walcott ou Shaw não apareça no Southampton nesta temporada.


Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton-
https://www.facebook.com/southamptonfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário