quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dois Lados

LADO A:



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/


Queridos leitores e leitoras. Vocês se lembram do meu post publicado no dia 2 de agosto? No texto, alertei para que os times grandes jogassem a Copa do Brasil com mais seriedade par que não padecessem mais à frente.

E o que São Paulo, Internacional e Fluminense fizeram na noite de ontem? Os três times, atuando com suas equipes titulares, foram goleados e estão eliminados da competição pelas mãos de times pequenos.

Os dois Tricolores estavam jogando em suas respectivas casas com vantagens obtidas no primeiro jogo. Os dois grandes abriram vantagem no placar, mas nessas bobagens de "administrar o resultado" e de ficar subestimando os rivais de pouca expressão, acabaram surpreendidos por Bragantino e América-RN, respectivamente, e estão fora da Copa do Brasil. O Colorado, por sua vez, já havia dado vexame no jogo de ida ao perder por 2x1 no Beira-Rio, chegou a devolver o placar, mas levou um gol do Ceará nos minutos finais e também se despediu da competição.

É o que eu canso de escrever e de repetir aqui no blog: quando o adversário é fraco, o negócio é encher a sacola dele sem piedade. Isso dá tranquilidade ao time, deixa o adversário psicologicamente abalado e ainda faz o próximo rival te respeitar mais. Palavras do grande Paulo César Caju.

Há quem diga que os times estão de olho na Sulamericana, que terão jogos mais difíceis no domingo, e por aí vai.

Isso não serve de desculpa. Os três grandes tiveram tempo de sobra para treinarem na semana passada quando folgaram. Eram três rivais fraquíssimos e o trio tinha plenas condições de passar à próxima fase.



LADO B:



Imagem extraída de https://www.facebook.com/SCInternacional.Oficial/


Não estava muito atento aos comentários dos torcedores que tentavam minimizar as derrotas de São Paulo, Inter e Flu, mas alguns argumentos, contudo, me pareceram razoáveis.

A Copa do Brasil e a Sulamericana ocorrerão de forma paralela a partir da próxima semana e os times do Brasil ingressarão a partir da segunda fase, a ser iniciada na segunda semana de setembro.

O fato de um time participar da próxima fase da Copa do Brasil o impede de participar da Sulamericana, e isso reforçou o argumento de que São Paulo, Flu e Inter teriam "entregado" suas partidas para disputarem a competição continental. E os placares sofridos pelos três grandes foram justamente os necessários para que fossem eliminados pelos rivais de menor expressão.

Eu não acredito que as equipes tenham entregado suas partidas, afinal ninguém gosta de perder e jogar sem vontade de vencer é um grande desrespeito com o público que pagou ingresso apenas para acompanhar seu time de coração no estádio.

É fato, no entanto, que as entidades que organizam as duas competições poderiam chegar a um acordo e organizarem melhor seus calendários. Na Inglaterra, por exemplo, um time pode participar da FA Cup (equivalente à nossa Copa do Brasil) e da Europa League (equivale à Sulamericana) sem prejuízo algum. E os clubes ainda se planejam para que o excesso de partidas e de viagens não prejudiquem seus elencos. Muitas vezes, a FA Cup é disputada por equipes mistas ou reservas.

Repito: não acredito que os três times tenham entregado suas partidas, mas que poderíamos ter um calendário que possibilitasse a disputa das duas competições, poderíamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário