domingo, 31 de agosto de 2014

O que Falta em São Paulo?

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



Nenhum time paulista venceu na rodada. Tudo bem que as equipes tropeçam por vezes, mas uma análise de como as equipes de São Paulo vêm jogando deixa claro que todas elas poderiam ter ido melhor. Muito melhor.

O São Paulo, por exemplo, tem muitos jogadores de qualidade. Kaká, Ganso, Pato, Osvaldo, Kardec, ... Todos jogadores de bola. Isso porque não mencionei o Rogério Ceni e o Luís Fabiano, ambos já em final de carreira. Isso garante ao Tricolor muita posse de bola, mas o time tem muita dificuldade em colocar a redonda na rede e desperdiça uma infinidade de oportunidades. E esses gols perdidos acabam fazendo falta quando o rival encontra alguma brecha na defesa são-paulina e mata a partida. O São Paulo, de novo, perdeu chances de gol contra o Figueirense, que vai lutar para não cair, e deixou a vice-liderança escapar.

O Corinthians, a meu ver, tem o melhor elenco dos quatro por possuir jogadores funcionais em todas as posições, desde o gol até o último atacante. Arrisco dizer que este time é tecnicamente superior ao que venceu o Mundial em 2012. Mas o treinador Mano Menezes não aproveita o elenco que possui por estar muito mais preocupado em evitar uma derrota do que buscar uma vitória. Tudo bem que o rival era o forte Fluminense -outro time que tem meias de qualidade- mas acho que o Timão teria saído com a vitória se o treinador fosse mais ousado desde o início. A arbitragem também foi questionada na partida.

O Santos é um time ofensivo, mas carece de organização. Não há jogo coletivo, disciplina tática ou posse de bola no Peixe. Os jogadores atacam ou marcam de maneira desorganizada, causando a perda da bola ou oferecendo brechas aos rivais. Há muitos anos atrás, um jogo entre Peixe e Fogão seria sinônimo de espetáculo e futebol bonito, mas hoje em dia tudo isso fica apenas na memória de quem vivenciou aqueles momentos. 

O Palmeiras, por fim, não consigo identificar qual a causa da crise. Mudaram os jogadores, treinadores e dirigentes, mas nada parece surtir efeito. Para terminar, os dirigentes deixam ir embora todos os (poucos) jogadores que ainda faziam alguma diferença no Verdão. Desde 2013 já foram embora Marcos Assunção, Barcos, Henrique e Kardec. E Wesley, segundo alguns jornais, deve ser o próximo da lista.

Para compensar, pude comemorar as vitórias do Cruzeiro e do Inter na rodada, duas equipes que têm qualidade no meio-de-campo e jogadores que ainda sabem tratar bem uma bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário