segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sete Fatores que Explicam o Sucesso do Cruzeiro

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cruzeirooficial/



1- FUTEBOL BONITO: o Cruzeiro é uma das poucas equipes no Brasil, senão a única, que joga no ataque e valorizando a posse da bola. Repete, nas devidas proporções, a fórmula que funcionou em clubes como Barcelona e Borussia Dortmund, e seleções como Espanha e Alemanha. Em um campeonato tão nivelado por baixo, a Raposa ganha ainda mais destaque em meio a tantos retranqueiros.

2- BANCO DE RESERVAS: a equipe possui muitas opções no banco para cobrir eventuais desfalques ou caso seja necessária alguma variação tática.

3- VERSATILIDADE: o Cruzeiro, graças às opções no elenco, pode jogar desde o pragmatismo defensivo até a verticalização alemã.

4- BOM E BARATO: a Raposa contratou pouquíssimos medalhões, optando por atletas menos famosos mas de grande talento. Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, por exemplo eram pouco conhecidos até brilharem na equipe mineira. Alguns atletas de renome e pouco aproveitado por seus respectivos clubes, como Borges, Dagoberto, Marcelo Moreno e Júlio Baptista, completam o conjunto da obra.

5- COLETIVIDADE: alguns atletas como Éverton e Goulart se destacam, mas o Cruzeiro possui poucos destaques individuais, prevalecendo o conjunto da equipe. Este, aliás, é outro ponto em comum com as duas últimas seleções campeãs em Copas do Mundo, a Alemanha e a Espanha. Ademais, há bons atletas disponíveis em todas as posições, desde o goleiro até o último atacante.

6- TREINADOR: Marcelo Oliveira é um dos poucos treinadores -talvez o único no Brasil- que não se apoia no regulamento e busca sempre placares confortáveis.

7- SORTE: este não é exatamente um fator a ser exaltado, mas o Cruzeiro também demonstrou ter estrela em alguns momentos, como na partida de ontem em que David perdeu um pênalti. Além disso, a equipe azul cometeu alguns tropeços recentes, mas sua liderança não chegou a ser ameaçada porque os outros rivais não tiveram competência para aproveitar as derrapadas da Raposa.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/cruzeirooficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário