sábado, 23 de agosto de 2014

Prêmio de Consolação

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cruzeirooficial/



O Brasileirão segue tendo um nível técnico baixíssimo. Você assiste a um jogo da Premier League na Inglaterra ou da Bundesliga na Alemanha e a diferença é gritante. Como podemos nos considerar o "País do Futebol" se os estrangeiros jogam muito mais bola do que nós?

A 16ª rodada do Brasileirão, contudo, serviu para me trazer um alento, com as equipes que jogam um pouco de bola se mantendo próximas ao topo da tabela.

Sobre o líder Cruzeiro eu não preciso nem me alongar. Para mim, deveríamos usar a Raposa como base da Seleção Brasileira nos próximos amistosos. Trata-se de um time ofensivo, organizado, versátil, com muito jogo coletivo e um excelente banco de reservas. Nem preciso dizer o quanto fiquei contente com um triunfo do time mineiro sobre o pragmático Grêmio que, ao invés de contratar um treinador ofensivo (Alejandro Sabella foi cogitado), preferiu apostar no Felipão. E o treinador gaúcho, mais uma vez, vê seu "futebol-raça" ser superado por uma equipe que joga bola no mesmo palco em que o Brasil sofreu sua maior derrota em copas do mundo.

O meu São Paulo venceu o Inter no Beira-Rio, mas qualquer que fosse o resultado, teria sido justo. As duas equipes têm qualidade no meio-de-campo. O Tricolor tem Ganso, Kaká, Maicon, além de Pato, Osvaldo e Kardec, que sabem jogar bola. O Colorado tem os geniais D'Alessandro, Aránguiz e Alex. O jogo foi disputado e o placar apertado de 1x0 -gol de Ganso- representou bem o equilíbrio entre as duas equipes.

O Corinthians também possui uma excelente equipe e boas opções no meio-de-campo. Jádson, Renato Augusto, Lodeiro e Elias sabem tratar bem uma bola. Pena que o treinador Mano Menezes exagere no conservadorismo. A partida de quinta-feira contra o Goiás deixou bem claro como o Timão pode ir longe se usar bem os recursos que possui. Pegunte para o torcedor se ele prefere ver o seu time se impondo e dando show em campo, ou se ele prefere aqueles placares apertados conquistados com sofrimento.

O Santos também possui bons jogadores e atua no ataque. Vai, aos poucos, recuperando o espaço perdido e se aproximando das primeiras posições. Falta apenas que a equipe passe a atuar de maneira mais organizada e coletiva para que o Peixe volte a sonhar com uma vaga na Libertadores e, quem sabe, com o título.

Já a outra ponta da tabela está mais concorrida do que nunca. Nunca vi tantos campeões brasileiros tão ansiosos por uma vaga na Série B do próximo ano. Palmeiras, Coritiba, Bahia e Botafogo estão bem pertinho da Segunda Divisão com suas campanhas pífias. Ainda há muito tempo e muitas partidas para escapar, mas nenhuma das equipes pode vacilar. Nos últimos dez anos, Vasco, Corinthians, Grêmio, Atlético-MG e os próprios Palmeiras e Botafogo já experimentaram um desagradável passeio na Série B.



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário