quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Caminho para Berlim

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/



Boa tarde, queridos leitores e leitoras!

Atrasamos um pouco a publicação do primeiro post do dia em decorrência do sorteio para a fase de grupos da UEFA Champions League 2014-15, que ocorreu agora há pouco.

A edição 2014-15 não contará com alguns de seus clubes mais tradicionais, como o Manchester United, o Milan e a Internazionale. Em compensação, times que há anos não figuravam na competição, como a Roma, o Liverpool e o Athletic Bilbao, estão de volta após algum tempo de ausência.

Poucos grupos considerados complicados foram formados nesta temporada, o que representa boas chances para os favoritos confirmarem suas presenças nas oitavas. Em compensação, muitos grupos tiveram formações interessantes, com boa chances até mesmo para os clubes considerados "coadjuvantes" sonharem com o mata-mata.

Farei uma pequena análise dos grupos e darei os meus palpites. Será uma longa jornada até Berlim, palco da final que será realizada em maio de 2015.


GRUPO A- Atlético de Madrid (cabeça-de-chave), Juventus, Olympiacos e Malmö: o Atleti e a Juve se deram bem e caíram em um grupo sem rivais de tradição, havendo boas chances dos dois avançarem tranquilamente à próxima fase. Mesmo tendo perdido muito de suas forças (saíram Courtois, Diego Costa, Filipe Luís e David Villa), ainda vejo os espanhóis favoritos a ficarem com a liderança. A Juventus trocou o treinador (saiu Antonio Conte e chegou Massililiano Allegri) mas manteve sua base.

Palpite: Atlético (1º) e Juventus (2º)


GRUPO B- Real Madrid (cabeça-de-chave), Basel, Liverpool e Ludogorets: sorte também para Real e Liverpool, que não encontraram rivais de peso neste grupo, embora o Basel mereça respeito pelo que andou aprontando nos últimos anos. O time merengue, atual campeão, trouxe James Rodríguez, Toni Kroos e Keylor Navas para sua constelação e liberou Di María e Xabi Alonso, ambos sem espaço. O Liverpool trouxe um verdadeiro pacotão de reforços (Dejan Lovren, Lallana, Lambert, Marković e Balotelli) mas perdeu seu principal jogador, Luis Suárez. O time espanhol, mais entrosado e com a base bem estabelecida, deve ficar com a liderança.

Palpite: Real (1º) e Liverpool (2º)


GRUPO C- Benfica (cabeça-de-chave), Zenit, Bayer e Monaco: aqui um grupo mais aberto a possibilidades. Vejo os quatro times estão mais ou menos no mesmo patamar técnico. Mesmo os milionários Zenit e Monaco vêm demonstrando certa inconsistência apesar de possuírem grandes elencos e muitos recursos financeiros ao seu favor. O Benfica sofreu perdas significativas com relação à última temporada (saíram Garay, Marković e Oblak) e tenta apagar a campanha ruim da temporada passada, quando parou na fase de grupos. O Bayer, por outro lado, manteve a base e é considerado candidato a surpresa pelos comentaristas. Não vejo nenhum grande favorito neste grupo.

Palpite: Bayer (1º) e Monaco (2º)


GRUPO D- Arsenal (cabeça-de-chave), Borussia Dortmund, Galatasaray e Anderlecht: pois é! Arsenal e Borussia de novo! O grupo é menos aberto em relação ano passado, quando Marseille e Napoli complicaram a vida da dupla. O Galatasaray merece atenção: a equipe turca conseguiu eliminar a Juventus na temporada anterior durante a fase de grupos e possui jogadores de renome (Sneijder, Eboué, Altıntop e Muslera). Os Gunners mantiveram a base, mas a equipe ainda não se acertou -vide os resultados recentes. O Borussia também não está 100%: perdeu Lewandowski para o Bayern, muitos atletas importantes ainda estão se recuperando e os recém-chegados ainda não se mostraram muito à vontade com a camisa amarela.

Palpite: Borussia (1º) e Arsenal (2º)


GRUPO E- Bayern (cabeça-de-chave), Manchester City, CSKA e Roma: Bayern e City também voltam a se encontrar na fase de grupos, algo que já havia acontecido na temporada passada. Ambos tiveram poucas mudanças no elenco (o Bayern perdeu Kroos e Mandžukić, mas contratou Lewandowski, Alonso, Benatia e Reina; e o City trouxe Bacary Sagna). A Roma, de volta à Champions após três temporadas de ausência, aparece como azarona do grupo graças ao bom elenco e ao futebol leve, mas ainda carecendo de poder de decisão.

Palpite: Bayern (1º) e City (2º)


GRUPO F- Barcelona (cabeça-de-chave), Paris Saint-Germain, Ajax e APOEL: difícil fugir do óbvio, mas Barça e PSG devem ficar com as duas vagas. O Ajax tem um bom futebol e bons jogadores, mas sempre perde seus destaques para os clubes de maior poder aquisitivo e raramente consegue fazer frente aos rivais de renome. O Barcelona trouxe grandes contratações para recuperar o espaço perdido (Suárez, Vermaelen, Rakitić, Ter Stegen, Bravo e Mathieu) enquanto o PSG trouxe "apenas" David Luiz e Aurier, ambos destaques na Copa do Mundo.

Palpite: Barcelona (1º) e PSG (2º)


GRUPO G- Chelsea (cabeça-de-chave), Schalke 04, Sporting e Maribor: ingleses e alemães parecem ter combinado. Cheslea e Schalke também vão se reencontrar na fase de grupos. Os Blues trouxeram um verdadeiro pacotão de reforços oriundos do algoz Atlético (Diego Costa, Courtois e Filipe Luis). O Schalke manteve a base e apresentou poucas mudanças. O Sporting e o Maribor devem brigar por vaga na Europa League.

Palpite: Cheslea (1º) e Schalke (2º)


GRUPO H- Porto (cabeça-de-chave), Shaktar, Athletic e BATE: este grupo também é bem aberto e acho que os quatro times têm chances de avançar às oitavas. O Porto, que teve grandes perdas na temporada passada, tenta se reerguer na Champions. O Shaktar segue com o time indefinido, uma vez que alguns de seus jogadores não se reapresentaram em decorrência dos confrontos na Crimeia. O Athletic é candidato a surpresa e mostrou força ao eliminar o Napoli que, teoricamente, possuía um elenco melhor. E o BATE, apesar de ser considerado o mais fraco do quarteto, é um time que costuma aprontar com os grandes -os bielo-russos chegaram a derrotar o Bayern em 2012. Grupo sem favoritos.

Palpite: Shaktar (1º) e Athletic (2º)


E quais os seus palpites, querido leitor e leitora? Escreva nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário