terça-feira, 12 de agosto de 2014

Vão Deixar Saudades

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona/


Dois grandes nomes do futebol mundial anunciaram que não mais atuarão pelas seleções de seus respectivos países. Xavier "Xavi" Hernández (foto acima) e Miroslav Klose (foto abaixo) declararam que estão se aposentando da Furia e da Mannschaft, respectivamente. Cada um deles dedicou mais de dez anos de suas respectivas carreiras profissionais às suas respectivas seleções.



Imagem extraída do Facebook oficial da Lazio- https://www.facebook.com/SSLazioOfficialPage/



Comecemos com o meio-campista catalão. Xavi é um dos maiores e melhores meias que já vi atuar. Com muita qualidade no passe, visão de jogo e muito perigo nas bolas paradas, o catalão forma com o eterno parceiro Iniesta o motor do Barcelona e também da Seleção Espanhola.

Que atacante não deseja ter um meio-de-campo com a dupla Xavi-Iniesta? Os dois articulam as principais jogadas de ataque dos times, facilitam muito o trabalho dos homens de frente, prendem a bola no campo ofensivo e são o coração do Tiki-Taka, o estilo de jogo que fez o Barcelona e também a Espanha conquistarem muitos troféus nestes últimos dez anos, incluindo a até então inédita Copa do Mundo em 2010 pela Furia. Ademais, Xavi tem apenas 1,70m de altura, mas ele joga como um gigante e já colocou muitos grandões na roda. Um craque.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeFutbol/


Miroslav Klose tinha apenas 24 anos e já estava jogando sua primeira Copa do Mundo como titular em 2002. E ele jamais deixou um mundial de mãos vazias. Foram dois terceiros lugares (2006 e 2010), um vice-campeonato (2002) e um título (2014).

Klose nasceu na Polônia, mas naturalizou-se alemão e atuou boa parte de sua carreira profissional em terras germânicas. Ele é um centroavante típico, daqueles que se receber uma bola na área não perdoa e marca. Não à toa é o maior artilheiro em copas do mundo com 16 gols marcados. Além do talento para estufar as redes, Klose é conhecido pela sua honestidade em campo. Certa vez, ele recusou-se a bater um pênalti pelo Werder Bremen após perceber que a penalidade foi marcada incorretamente. Em outra oportunidade, Klose anotou um gol com a mão pela Lazio mas admitiu a irregularidade para o árbitro que prontamente anulou o tento.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam/



Triste, mas o tempo passa para todos. A carreira de um futebolista é muito breve, efêmera. Uma pessoa de 30 anos já é considerada "velha" para o futebol. São poucos os que superam tal idade na modalidade e continuam atuando em grande nível técnico e o convívio com as lesões. Klose e Xavi, no entanto, jogaram a última copa como se tivessem 18 anos. Eles têm sofrido com as lesões, é verdade, mas ainda jogam o fino da bola.

A saída da dupla, contudo, deve ser interpretada como um "mal necessário". Xavi e Klose não vão jogar por toda a eternidade por melhor que estejam, e é necessário dar oportunidade aos mais jovens, possibilitando a renovação de suas respectivas seleções. Itália, França e a própria Espanha pagaram o preço por terem renovado pouco suas equipes outrora campeãs mundiais.

Vale lembrar que Klose e Xavi estão se aposentando apenas pelas suas seleções. Lazio e Barcelona ainda vão contar com o talento de seus respectivos jogadores por mais algum tempo.

Valeu, Klose! Valeu, Xavi! Muito obrigado por suas imensas contribuições para o futebol! Jamais esqueceremos seus grandes feitos e seus grandes lances pelas suas respectivas seleções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário