quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Retorno do 4-4-2

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/


A conquista da Supercopa da Europa pelo Real Madrid é também a consagração definitiva de um esquema tático que andava um tanto esquecido em virtude do sucesso das formações com três atacantes.

Carlo Ancelotti substituiu o 4-2-3-1, que era adotado pelo antecessor José Mourinho, pelo 4-4-2 típico: linha de quatro defensores, dois meias com qualidade na marcação, dois wingers e dois centroavantes. Tal formação foi adotada por equipes italianas. Seu propósito era, em princípio, encaixar o 4-3-3 (esquema tático adotado por times como o Brasil até os anos 80) e vencer os adversários em contra-ataques. Times com jogadores mais talentosos, contudo, ofereceram outras leituras para a formação que tinha uma finalidade puramente defensiva.



Real no 4-4-2 típico: Modrić e Kroos são meias de origem mas têm
qualidade na marcação, James Rodríguez e Bale vão à linha de fundo
mas também voltam para marcar, e a formação também oferece mais
liberdade para Ronaldo ir à área fazer gols (obtido via this11.com).


O 4-4-2 de Ancelotti oferece duas possibilidades interessantes. Defensivamente, ele facilita a recomposição dos wingers e meias/volantes para formar as duas linhas de quatro. Ofensivamente, ele disponibiliza até quatro atacantes com o avanço dos pontas, formação que mostrou-se capaz de superar o "ônibus".



Real no 4-2-3-1 durante a era José Mourinho (obtido via this11.com).



A própria Copa do Mundo também tratou de recolocar o 4-4-2 em evidência. A Colômbia e a França, durante algumas partidas, foram seleções bem sucedidas ofensivamente em uma formação que tinha, originalmente, um propósito puramente defensivo. A goleada dos Bleus sobre a Suíça ocorreu justamente adotando-se o 4-4-2, com Matuidi e Valbuena atacando pelas pontas, e Benzema e Giroud centralizados próximos à área adversária.

Mesmo com o sucesso do 4-4-2, ainda faço coro com o argumento defendido por Tostão de que o jogo bonito e bem executado independe da formação adotada. Muitas equipes da escola de Marcelo Bielsa, por exemplo, atacam trocando passes adotando esquemas de três zagueiros e três volantes.

Parabéns ao Real Madrid pela conquista e boa sorte aos Merengues na temporada 2014-15.



Imagem extraída do Facebook oficial de James Rodríguez- https://www.facebook.com/10Jamesrodriguez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário