domingo, 26 de janeiro de 2014

Como É Bom Ler o Caju

Por acaso, eu estava procurando ontem por mais notícias a respeito de um dos meus ídolos, o ex-jogador Paulo César Caju e encontrei mais textos antigos escritos pelo carioca entre 2010 e 2011. Foi Caju e seu texto crítico com o futebol violento e burocrático que estamos praticando que me inspiraram a começar este blog.

Eu me enquadro no perfil de "comentarista de computador" que o Caju sempre menciona em seus texto e entrevistas, mas sempre faço a ressalva de que a opinião de um futebolista vale muito mais do que alguém que nunca chutou uma laranja na vida. Tanto que escrevi há alguns posts atrás que gostaria de ter o currículo de Caju, Tostão e do Mestre Cruyff para que eu pudesse enriquecer meu texto, afinal apenas um craque pode analisar o futebol em seus pormenores além de ter um julgamento mais preciso para afirmar quem joga bem e quem é apenas "eficiente".

Meu texto pode até ser considerado rigoroso em alguns pontos, mas eu o considero "leve" perto do que o Caju escrevia no extinto Jornal da Tarde. Quem ler as resenhas escritas pelo tricampeão, vai concordar comigo, sobretudo nas colunas mais antigas.

Confesso, ainda, que Caju me influenciou muito na maneira como vejo o futebol. Graças a ele, aprendi a apreciar o jogo elegante do Barcelona e também da Seleção Espanhola. Quando a Espanha venceu a Copa de 2010, aliás, a grande maioria dos críticos "especializados" disse que o time comandado por Vicente del Bosque não merecia ser campeão porque o futebol que jogava era considerado "chato". Caju foi um dos poucos que saiu em defesa da Furia após a final em 2010. Quando me dei conta, eu já era torcedor do Barcelona e de seu Tiki-Taka.

Além dos textos antigos que estou compartilhando com você, amigos leitor e leitora, também estou postando o link para a biografia de Caju feita pelo jornalista Milton Neves e também uma entrevista concedida pelo ex-atleta à revista Isto É em 2005, contando como ele superou o vício das drogas.

Boa leitura! E vida longa ao grande Paulo César Caju!


Leia Mais:

Estado de São Paulo- Paulo César Caju: http://blogs.estadao.com.br/jt-esportes/tag/paulo-cezar-caju/

Isto É- Caju amigo. E sem álcool: http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/4923_CAJU+AMIGO+E+SEM+ALCOOL

Terceiro Tempo- Paulo Cézar Caju Ex-ponta do Botafogo, Flamengo e Grêmio: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/paulo-cezar-caju-3750

Nenhum comentário:

Postar um comentário