domingo, 5 de janeiro de 2014

O Fim do Milagre Econômico

Imagem extraída de http://www.facebook.com/rjxvolei

Durou pouco a alegria do RJX Vôlei, agora chamado de RJ Vôlei. O time carioca, após ter sido campeão na Superliga Masculina de Vôlei 2012-13, vive uma grande crise devido a saída do patrocinador e, com isso, vem encontrado dificuldades para bancar os salários do elenco repleto de estrelas, como Mário Jr., Leandro Vissotto e Bruninho Rezende.

Nesta semana, o levantador Bruninho anunciou que está deixando o RJ Vôlei para jogar na Itália. Os motivos de sua saída foram justamente os salários atrasados. Pouco mais de um mês atrás, o central Mauricio já havia deixado o clube pelo mesmo motivo. O oposto Leandro Vissotto e o ponteiro Thiago Sens também podem deixar o RJ Vôlei caso a situação não seja resolvida.

A equipe carioca, segundo fontes, deve quatro meses de salários aos atletas. O problema começou após a saída da empresa OGX, que pertence ao empresário Eike Batista. Com a crise em suas empresas, o investidor foi obrigado a cortar gastos e o patrocínio ao clube carioca acabou sendo revogado. Era o fim do "milagre econômico" que havia possibilitado a vinda de tantos atletas de renome. Os jogadores ainda se esforçaram em quadra a despeito da situação e o time segue bem colocado na Superliga 2013-14 -está em terceiro lugar, com 28 pontos, seis a menos que o líder SESI.

A crise no RJ Vôlei expõe, mais uma vez, a atual situação do vôlei brasileiro. Os clubes dependem muito de patrocinadores e o simples fato das instituições não conseguirem investidores é motivo para crise nos times de vôlei. Foi o que aconteceu com o Vôlei Futuro e com o Medley/Campinas ao final da temporada passada.

Os dirigentes do clube vêm correndo atrás de patrocinadores e, com isso, tentar garantir a sobrevivência da instituição.

Um bom desempenho do time nesta Superliga e, quem sabe, o bicampeonato seriam excelentes chamarizes para novos investidores. Os atletas também vêm demonstrando imenso profissionalismo ao se aplicarem em quadra e manter o RJ Vôlei brigando pela ponta da tabela mesmo diante da situação atual do clube, mas os jogadores têm toda a razão quando reclamam dos salários atrasados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário