quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Esperança

Imagem extraída do Facebook oficial de Edin Džeko- http://www.facebook.com/edindzeko

Na segunda-feira, eu ainda estava tentando recuperar meu ritmo após ter passado oito dias no interior de São Paulo em férias. E qual a minha grande surpresa quando vejo esta imagem postada pelo Facebook oficial do atacante Edin Džeko?

Džeko (direita na foto) nasceu em Sarajevo, capital da Bósnia-Hezergovina e palco de violentos confrontos armados no começo dos anos 90 quando os bósnios declararam independência da Iugoslávia. Aleksandar Kolarov (esquerda) nasceu em Belgrado, capital da Sérvia, país que se opôs fortemente à fragmentação da Iugoslávia. As batalhas terminaram há vinte anos, mas ainda há muita animosidade entre os povos que habitam a região. Isto ficou muito evidente durante as Eliminatórias Europeias para a Copa 2014, quando torcedores sérvios queimaram uma bandeira da Croácia.

Por ironia do destino, o bósnio Džeko tornou-se colega do lateral sérvio Kolarov. Ambos atuam juntos desde 2011, quando o atacante foi adquirido junto ao Wolfsburg. O defensor já estava nos Citizens desde 2010, quando foi contratado junto à Lazio. Dois atletas que seriam inimigos em decorrência dos confrontos envolvendo seus países natais agora atuam juntos, colaborando com a boa campanha do Manchester City na temporada 2013-14 -é vice-líder na Premier League e fez boa campanha em seu grupo na Champions com cinco vitórias e apenas uma derrota. A equipe azul-celeste tem ainda o zagueiro Matija Nastasić (sérvio) e o atacante Stevan Jovetić (montenegrino), também nascidos na antiga Iugoslávia.

Não posso afirmar se Džeko postou a foto por amizade a Kolarov ou por mero profissionalismo, mas a imagem acima demostra que as feridas deixadas pela guerra podem, sim, ser cicatrizadas por mais dolorosas que tenham sido. Povos outrora inimigos podem deixar as diferenças de lado e conviverem pacificamente. A foto reproduzida aqui no blog demonstra como um bósnio e um sérvio abandonam a tristeza dos conflitos passados e passam a atuar juntos como uma equipe.

As lembranças deixadas pela guerra jamais se apagarão por mais que o tempo passe. Džeko participa ativamente na reconstrução de seu país e auxilia pessoas que sofreram com os confrontos ocorridos na Bósnia-Hezergovina. O bósnio, no entanto, demonstra com esta simples atitude postada em seu Facebook que não vale a pena ficar preso aos ressentimentos passados e que temos muito mais a ganhar quando superamos nossas diferenças em prol de algo mais edificante. Vejo a boa campanha do City como um reflexo desta nobre atitude de Džeko e Kolarov.

Edin e Aleksandar, muito obrigado por esta magnífica imagem. Que ela sirva de exemplo, não apenas a bósnios e sérvios, como também a todas as pessoas do mundo para que haja mais paz entre os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário