sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Paulistão Continua Muito Ruim

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- http://www.facebook.com/saopaulofc

E aí? Estão gostando do Campeonato Paulista? Estamos apresentando um futebol bonito, não? Temos dezenas de craques em campo, certo? Nossos atletas jogam com lealdade e respeito ao adversário, correto? Temos belos estádios, de fácil acesso e com infra-estrutura exemplar, não é?

Obviamente, a resposta é "não" para todos os questionamentos que levantei no primeiro parágrafo. Os jogos estão em um nível técnico muito ruim e o futebol jogado pelos nossos times está tão burocrático que os nossos estádios estão todos vazios. Como se isso não fosse o bastante, uma partida da primeira rodada foi adiada porque o Moisés Lucarelli foi vetado após uma inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros. Se nossos estádios não têm condições de receber nem uma partida válida por uma competição regional, imaginem na Copa.

A quantidade de times também é exagerada. Como a Federação Paulista de Futebol organiza uma competição inchada com 20 times sendo que a maioria das partidas disputadas não vale o preço do ingresso? O charme do Paulistão se foi há muito tempo devido ao abismo que se formou entre os times grandes e pequenos.

Os times grandes também decepcionam. O Corinthians venceu os dois primeiros jogos, tem uma defesa eficaz, mas continua sofrendo para colocar a bola na rede. O treinador Mano Menezes promoveu pouquíssimas mudanças na equipe em relação ao antecessor Tite. A sorte dele é que venceu os dois primeiros jogos, senão já estaria sendo contestado pelo torcedor.

E o meu São Paulo que perde para o fraquíssimo Bragantino? Se fosse o Braga do começo dos anos 90, aquele que foi campeão paulista em 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, seria um resultado aceitável. Ao menos, o treinador Muricy ousou contra o Mogi: escalou dois meias ofensivos que sabem passar e jogar com a bola no chão (Maicon e Ganso), três atacantes (Ademilson, Luis Fabiano e Osvaldo) e foi recompensado com o belo placar de 4x0. Que isso sirva de lição ao técnico: time grande tem que se impor em campo e a partida é sempre muito mais fácil de vencer quando a equipe joga no ataque e valorizando a posse da bola.

O Santos venceu o primeiro jogo por apenas 1x0 em cima do XV de Piracicaba e empatou poe 1x1 contra o Audax. E a coisa pode ficar pior com as iminentes saídas de Montillo e Cícero, os dois únicos atletas que sabem jogar bola naquele time.

Eu vi um pedaço do jogo do Palmeiras contra o Comercial de Ribeirão Preto e não aguentei nem cinco minutos: os atletas mal conseguem acertar um passe e mostram uma dificuldade tremenda para jogar com a bola no chão. Espero que o Valdívia e o Mendieta voltem logo, ou o Verdão vai passar vergonha no seu centenário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário