sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Luta de Incertezas

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- http://www.facebook.com/saopaulofc

Teve início hoje mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Juniores. O torneio tem como objetivo oferecer uma chance a garotos formados nas categorias de base dos clubes para que eles possam mostrar suas capacidades e, quem sabe, conseguirem atuar como atletas profissionais, preferencialmente no próprio clube onde foram revelados.

Eu também espero muito que os garotos tenham chances de serem efetivados e consigam atuar nas equipes principais de seus clubes, afinal sou um defensor ferrenho que as entidades formem atletas. É sempre mais vantajoso revelar garotos do que sair em busca de opções no mercado além de ajudar o futebol brasileiro.

Assisti a trechos de algumas partidas e vejo poucos ex-atletas de expressão comandando os times juvenis, o que é uma pena, afinal ídolos de clubes sempre têm algo de bom a ensinar aos garotos e também transmitem sua identificação com a entidade aos meninos. Imaginem, por exemplo, um Raí ensinando a garotada do São Paulo a jogar bola, ou um Marcos treinando os meninos do Palmeiras.

Espero também que os clubes façam bom proveito dos atletas formados em suas dependências, afinal vejo poucos sendo efetivados para os times profissionais. Os garotos, sequer, são utilizados para compor o banco de reservas: os cartolas e os "professores" preferem contratar um jogador para fazer "sombra" para um titular ao invés de dar chance a um menino crescer e se aprimorar. Do que adianta os clubes se vangloriarem de revelar grandes talentos se os meninos sequer são aproveitados? Como escrevi em outros posts, se o clube tiver categoria de base apenas por ter, é melhor que ela nem exista: você poupa espaço, despesa e não ilude garotos com falsas promessas de que serão profissionais em seu time de coração.

Vou torcer para que os garotos consigam realizar o sonho de se tornarem profissionais e que muitos craques surjam nesta edição da Copa São Paulo, mas é preciso ser realista: os "professores" ainda preferem contratar atletas com alguma experiência ao invés de dar chances a um menino demonstrar seu talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário