quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Síndrome de Barbosa

Imagem extraída de http://www.facebook.com/corinthians

A Seleção Brasileira é a maior vencedora em Copas do Mundo, mas isso não significa que o Escrete Canarinho não tenha passado por situações ruins. De todas as eliminações em mundiais que nós sofremos, nenhuma foi tão traumática quanto a de 1950, quando o Brasil foi derrotado em pleno Maracanã na final para o Uruguai, em um episódio que ficou conhecido como Maracanazzo.

Dizem histórias que o brasileiro criou uma expectativa enorme com relação à partida contra a Celeste Olimpica, e a decepção pela derrota foi tão grande quanto aquela expectativa. Elegeu-se um culpado para o desastre: o goleiro Barbosa. Conta-se que o arqueiro passou o resto de sua vida amargurado, carregando o sentimento de culpa pela derrota e sendo pesadamente criticado por todos os brasileiros.

Quando li a história de Barbosa, prontamente me recordei da situação do goleiro Júlio César (foto), amaldiçoado pelo próprio torcedor corinthiano por causa de uma suposta falha contra a Ponte Preta no Paulistão de 2012. Digo "suposta" mesmo porque não vi falha do arqueiro no referido lance, mas não houve conversa: por conta daquela partida, Júlio César caiu em desgraça no clube a despeito de ter sido um dos responsáveis pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2011 recebendo poucas oportunidade para atuar desde então. E pior: virou motivo de deboche, inclusive por torcedores corinthianos.

Segundo o jornal Lance, Júlio deixará o Timão em 2014. Ainda segundo o periódico, o arqueiro já havia tentado sair em 2013, mas clube e jogador não chegaram a um acordo. O goleiro foi revelado pelo próprio Corinthians onde atua profissionalmente desde 2004. Nunca havia vestido a camisa de nenhum outro clube até então.

Que Júlio tenha sorte em seu novo clube, seja qual for. Diz o ditado que a justiça tarda mas não falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário