terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Coisas a Aprender com o Vôlei

Imagem extraída do Facebook oficial do Molico/Nestlé- http://www.facebook.com/moliconestle

Enquanto assistia à vitória do meu Molico/Nestlé sobre o Rio do Sul, ficava pensando: por que no futebol os times pequenos ou em má colocação nos campeonatos respeitam tanto os times grandes eu que estejam no topo da tabela?

Para quem não sabe, o Molico é o atual líder da Superliga Feminina 2013-14 enquanto o Rio do Sul ocupa a vice-lanterna. Mesmo assim, a equipe gaúcha não quis saber, deu o sangue em quadra, foi competente nos fundamentos e teve boas chances para sair com a vitória. Só não conseguiu porque as visitantes têm o time tecnicamente mais forte e atletas que são a base da Seleção Brasileira Feminina junto com o Unilever.

Os "professores" do futebol sempre entram com aquele discurso de "respeitar" o adversário, falam em "pegada", "raça", "foco" e também defendem que suas equipes joguem como "times pequenos". Façam-me o favor.

Corrigindo os "professores": "respeitar o adversário" quer dizer praticar o fair play em campo, não subestimar ou insultar o rival. Vencer as partidas é o objetivo profissional de cada time. E ainda repito o que escrevi em outro post: os times pequenos ou piores classificados são os que menos têm a perder em jogo e, portanto, sempre vale a pena para eles arriscarem tudo em campo. Exatamente como o vice-lanterna Rio do Sul fez ontem em quadra contra o líder Molico.

Outro detalhe interessante no vôlei: como os times conseguem jogar tantos campeonatos por ano sem sobrecarregar os atletas? Nesta temporada, as meninas do Molico jogaram Campeonato Paulista, Copa Brasil e estão disputando a Superliga. Tudo devidamente planejado para que os torneios não fiquem inchados e os times sempre rendem grandes disputas. No futebol, a gente precisa aturar o Paulistão inchado com vinte times, sem direito a pré-temporada, jogos chatos e estádios vazios. Ah! E o calendário do vôlei sempre pára quando os atletas são convocados para defender suas seleções para não prejudicar os times. No futebol, treinadores de clubes e seleção sempre entram em atrito quando algum jogador importante daqui é convocado.

O Molico venceu por 3x1 sets, com parciais de 21-19, 22-20, 21-23 e 21-18 e com Caterina Bosetti sendo eleita a melhor em quadra. O jogo foi muito bom, mas não foi perfeito porque alguns torcedores teriam insultado as atletas do time visitante com palavras chulas. Fair play tem de valer para a torcida também.


Leia mais:

Melhor do Vôlei- Apertadinho, Molico Osasco vence Rio do Sul e segue invicto na Superliga: http://www.melhordovolei.com.br/index.php/noticias/nacional/item/7344-apertadinho-molico-osasco-vence-rio-do-sul-e-segue-invicto-na-superliga



Reprodução Facebook oficial de Sheilla-
http://www.facebook.com/SheillaCastroVolei

Nenhum comentário:

Postar um comentário