domingo, 19 de janeiro de 2014

Os Estrangeiros e a Crise no Futebol Brasileiro

Imagem extraída de http://www.facebook.com/Alvaro.Pereira.Palito

Fui na onda de Tostão, dos colunistas do jornal Lance e também tirei alguns dias de folga. Por este motivo, o blog ficou alguns dias sem sofrer atualização.

A temporada 2014 começa com uma grande novidade no futebol brasileiro: a CBF aumentou de três para cinco o limite de jogadores estrangeiros nos times brasileiros. Com isso, os campeonatos nacionais poderão contar com até cinco gringos nas equipes o que evitaria problemas como os ocorridos com o Internacional em temporadas anteriores, que chegou a ter Guiñazú, D'Alessandro, Bollati e Cavenaghi ao mesmo tempo.

Com a mudança, praticamente todos os clubes do Brasil saíram em busca de reforços nos países vizinhos. O Palmeiras, por exemplo, já tem Valdívia, Eguren e Mendieta. Já anunciou Victorino por empréstimo e pode trazer Moreira.

Penso que a mudança trará benefícios aos campeonatos nacionais, melhorando seu nível técnico. Mas, ao mesmo tempo, vejo isso como uma grande derrota para o futebol nacional, demonstrando que não temos mais a capacidade de revelar e formar talentos. Com isso, precisamos recorrer à contratação de estrangeiros para suprir carências que nossos clubes são incompetentes em sanar. Somos os maiores vencedores em Copas do Mundo e, por isso mesmo, deveríamos fazer jus às estrelas que ostentamos sobre nosso brasão, jogando futebol de qualidade e revelando atletas diferenciados.

Ainda sobre os estrangeiros, confesso que fiquei animado com a possível contratação do lateral uruguaio Álvaro Pereira (foto) pelo meu Tricolor. Não há nada no site oficial do clube, mas as páginas esportivas dão como certa a vinda de El Palito. O São Paulo e os atletas uruguaios sempre formaram parcerias de muito sucesso e, principalmente, de títulos. Basta nos recordarmos das passagens vitoriosas de Pablo Forlán, Darío Pereyra, Diego Lugano e o saudoso Pedro Rocha.

Vamos ver se as mudanças fazem os campeonatos nacionais voltarem a me entreter após tantos anos de truculência e covardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário