sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tira-Teima

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- http://www.facebook.com/fcbarcelona

O final de semana será marcado pelo duelo entre Barcelona e Atlético de Madrid, a ser realizado amanhã no Vicente Calderón, em partida válida pela 19ª rodada da Liga BBVA. Muita coisa estará em jogo no duelo, incluindo a liderança da competição (ambos os times estão empatados com 49 pontos em 18 jogos, com vantagem para o meu Barça no saldo de gols) e o título simbólico do primeiro turno no Campeonato Espanhol.

O Barcelona, todos nós conhecemos bem: é o clube famoso pelo seu magnífico jogo de toque de bola, o Tiki-Taka, conta com Lionel Messi (melhor jogador do mundo, que está retornando de lesão), contratou o melhor jogador do Brasil (Neymar) para a temporada e deve se manter leal a fórmula que o consagrou, uma vez que o novo treinador Gerardo Martino pouco mudou (felizmente!) no estilo de jogo do time.

O Atlético vem crescendo desde 2012 com a vinda do treinador Diego Simeone, ex-volante do próprio clube madrilenho. O Cholo recebeu uma equipe em crise e a fez reagir, faturando Europa League (2011-12), Copa del Rey (2012-13) e ainda quebrou o tabu sobre o vizinho e rival Real Madrid, com duas vitórias neste ano em pleno Santiago Bernabéu. É uma equipe que não conta com o poderio financeiro do Barça e do Real, mas vem fazendo campanha extraordinária em 2013-14. Os Rojiblancos perderam seu principal atleta, Falcao García, para o Monaco e trouxeram David Villa (ex-Valencia e ex-Barcelona) para compensar. Os Colchoneros também sabem jogar com a bola no chão e trocando passes, mas vem adotando algumas táticas um tanto pragmáticas em algumas partidas.

A última vez em que se encontraram foi em setembro deste ano, quando disputaram o título da Supercopa da Espanha. Na ocasião, os dois jogos terminaram empatados -1x1 no jogo de ida realizado no Vicente Calderón, e 0x0 no jogo de volta realizado no Camp Nou. A taça ficou com os catalães, mas ficou evidente a força do time madrilenho durante os confrontos.

Quem leva a melhor? A meu ver, a partida deve ter um Atlético mais pragmático -como tem o hábito de fazer perante adversários de mais renome- e o Barça fiel ao seu estilo. Com melhores atacantes e com um meio-de-campo com mais qualidade (sem querer desmerecer Gabi e Arda Turan), o time catalão deve levar a melhor mesmo atuando na casa do adversário. Penso que o time da casa deverá buscar chances em contra-ataques e na vantagem física, uma vez que tem atletas mais fortes e mais altos que os visitantes.

Que vença o melhor, mas minha torcida é sempre para o Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário