terça-feira, 30 de setembro de 2014

A América do Sul Espera seu Campeão

Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Asociación-Uruguaya-de-Fútbol-Página-Oficial/



Hoje a Copa Sulamericana terá seu início efetivo. Já tivemos alguns bons confrontos nas fases preliminares e até mesmo algumas zebras, como as inexplicáveis eliminações de Universidad Católica, Internacional e Fluminense.

A competição premia o seu vencedor com uma vaga para os playoffs da Libertadores do ano seguinte, uma forma adotada pela CONMEBOL desde 2010 visando tornar a competição mais atraente.

Se os times esperavam encontrar alguma moleza na Sulamericana, caíram do cavalo, pois há muitas equipes de grande tradição participando, como Peñarol, Boca Juniors, Estudiantes River Plate e o Atlético Nacional. Algumas destas equipes mencionadas não possuem a força de outrora, mas ainda impõem muito respeito em campo. Alguma equipes que jogam um bom futebol como o Huachipato, o Cerro Porteño e o Lanús complementam o torneio.

Com toda a honestidade, acho difícil que algum clube brasileiro conquiste a taça nesta edição. Dos times daqui, apenas o São Paulo possui tradição em torneios sul-americanos. E isso também já faz algum tempo.

E como será o desempenho das equipes nas oitavas-de-final? Farei uma pequena análise e darei meus palpites.


ATLÉTICO NACIONAL X VITÓRIA: o time colombiano joga um bom futebol, com a bola no chão e muito jogo coletivo. Será muito difícil para um Vitória em má fase superar a leveza do Atlético. O único consolo do Nego é que o jogo de volta será no Barradão.

Palpite: Atlético Nacional


BAHIA X CÉSAR VALLEJO: ao contrário do rival Vitória, o Bahia pegou um adversário com menos tradição -o time peruano tem pouquíssimas conquistas mesmo em campeonatos nacionais. O jogo de volta será em Trujillo, cidade peruana ao nível do mar. Boa notícia para os atletas brasileiros que vivem com medo da altitude andina.

Palpite: Bahia


EMELEC X GOIÁS: o Goiás terá de superar a altitude equatoriana e a própria irregularidade se quiser sobreviver ao Emelec, que conta com os veteranos Bagüí e Guagua, ambos presentes na última Copa do Mundo. O jogo de volta será no Serra Dourada.

Palpite: Emelec


SÃO PAULO X HUACHIPATO: o Huachipato não é um time de tradição, mas é uma equipe que reza pela cartilha de Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli. Ou seja, o São Paulo deve encontrar um rival que combina posse de bola, velocidade e marcação dupla. O Tricolor terá de superar a má fase e apressão chilena se quiser avançar às quartas. O jogo de volta será em Talcahuano, cidade no litoral chileno.

Palpite: Huachipato


BOCA JUNIORS X CAPIATÁ: o time mais tradicional da Argentina deu sorte e encontrou um rival com pouca tradição mesmo em seu país, o paraguaio Deportivo Capiatá. O único consolo dos paraguaios é ter o mando da partida de volta.

Palpite: Boca


CERRO PORTEÑO X LANÚS: este deverá ser um jogaço. O Cerro, comandado pelo ex-palmeirense Arce, joga com a bola no chão e se vale do trabalho em grupo, além de marcar direitinho. O Lanús é uma equipe que joga com três atacantes e é muito ofensiva. O jogo de volta será em La Fortaleza, na Argentina.

Palpite: Cerro Porteño


ESTUDIANTES X PEÑAROL: não sei se este será tecnicamente um bom jogo, mas será muito disputado devido à intensa rivalidade entre argentinos e uruguaios. Os dois clubes possuem imensa tradição em torneios internacionais. O jogo de volta será no lendário Estadio Centenario, no Uruguai.

Palpite: Estudiantes


LIBERTAD X RIVER PLATE: há alguns anos atrás, nomearia o River como franco favorito. A equipe argentina, contudo, ainda está se recuperando de uma crise que culminou em seu primeiro rebaixamento da história em 2012. O Libertad joga um futebol estritamente defensivo, chegando a ser desleal. O jogo de volta será no Monumental de Núñez, na Argentina.

Palpite: Libertad


Eu, como sempre, estarei torcendo pelas equipes que jogam um bom futebol. Falo de São Paulo, Cerro Porteño, Boca Juniors, Lanús, Huachipato e Atlético Nacional. Ficaria muito satisfeito se alguma dessas equipes ficasse com o caneco, mas os retranqueiros quase sempre faturam as competições na América do Sul, tristemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário